domingo, 5 de junho de 2016

O QUE SE ESTÁ PASSANDO COM A DIGNA PROFISSÃO DE BANCÁRIO ?

Acabo de ler o seguinte texto que extraí da Internet, que me preocupou, dada a "infusa" interpretação que me causou, atendendo à forma difícil como foi ouvida, consequente da minha dificuldade auditiva, pois já são 88 anos de um sério combate pela vida...



Sem pretender querer configurar nenhuma associação com o que vou aqui descrever, fruto de contingências ocorridas num passado já um tanto distante, relembro que, numa Agência Bancária, em Matosinhos, para onde fui transferido  de Lisboa, quando exercia funções contabilísticas no antigo Banco Pinto & Sotto Mayor... (mais tarde Millennium BCP), por oposição a determinadas situações. incorrectas, e por mim descobertas e em que tive a coragem e frontalidade de nunca as ter  silenciado, e tendo manifestado em pleno Congresso, acabei por vir a ser alvo de uma feroz perseguição e ser mal tratado, por parte do Gestor que gerenciava a dita Delegação gestora do referido Banco. Por exemplo, como a minha relação com os Colegas sempre foi das melhores, certo dia, foi-me facultada, por eles,  a seguinte inter-comunicação, de que transcrevo, parcialmente, a queixa feita pelo Gerente à Administração do Banco e a resposta que a Administração lhe fora dada:



"... P.S. - Entendemos por bem manifestar a n/ preocupação relativamente ao estado de saúde ou ao estado psíquico deste funcionário, que, felizmente fora das horas de expediente de ontem e com o n/Gerente em serviço exterior, teve um manifesto de desequilibro que provocou, naturalmente preocupação e tensão neste local de trabalho, tendo sido levado ao hospital. Queremos aproveitar esta oportunidade, para que os n/ serviços oficiais ou a n/ Direcção do Pessoal se interessem pelo seu exacto problema, pois, uma agência ou qualquer Balcão, não pode estar exposta a imprevistos resultantes do estado de saúde ou psíquicos de qualquer dos seus elementos, consequente e eventualmente, poderão até sentir-se mal colocados em qualquer desses  casos"...

E a resposta que veio da Administração do Banco, foi a seguinte:

"...O sucedido com este empregado poderá acontecer a qualquer outro que se encontre em condições físicas ou psíquicas normais. Como tal deverá ser submetido a tratamento médico adequado e só retomar o serviço depois de considerado apto pelos serviços clínicos que o têm vindo a acompanhar".

(Nota- O  "empregado", referia-se à minha pessoa, autor deste "blog", na data a trabalhar nesta Agência Bancáriaà qual fora admitido no seu quadro de pessoal, por determinação de um despacho ministerial,  após ter  vindo de Angola, onde trabalhava como chefe de contabilidade, desde a sua fundação, no BANCO TOTTA-STANDARD DE ANGOLA, documentalmente comprovado)..

As coisas começaram então a ter novos rumos, pois, na base de um Atestado Médico, emitido por um Cientista na área Psíquica, alegando, sob palavra de honra, que o meu estado de saúde estava em perigo, causado por "maus tratos" no meu próprio local de trabalho, pelo o que, por tudo isto, seria de encarar, seriamente, a minha imediata reforma, o que veio a acontecer, perante uma Junta Médica, da qual resultou vir a ser Reformado com direito a uma pensão de reforma, a mínima no sector bancário, o nível equivalente ao do salário mínimo de um Aprendiz da Banca.

O Panorama que na Internet veio agora a lume, acima descrito, mexeu-me cá com os cordelinhos, pois estou sentindo que, na Banca, presentemente, algo se está passando, que, na minha perspectiva, temo que haja certa associação de "descontentamentos" na classe Bancária, em que a INJUSTIÇA    esteja a prevalecer  sobre as capacidades do TRABALHO ESPECIFICO EM QUE SÓ OS BANCÁRIOS PERMITIRÃO QUE NÃO SEJAMOS CONFRONTADOS COM  UMA   POSSÍVEL, EVENTUAL E POUCO DESEJADA...

BANCARROTA !..


Foram estes os quadros mais sensíveis à  memória deste "Velho do Restelo Grisalho".....





 Tá?!...   

Sem comentários:

Enviar um comentário