segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

O que eu me rio do Carnaval do Rio !...

Noutros tempos   o Carnaval era vivido com alegria,  por via das festas organizadas por pretos e brancos pelas ruas de Luanda. Dizem que no Carnaval ninguém leva a mal,  por isso era uma época em que aquilo que durante o resto do ano não era permitido era então autorizado.  Homens vestidos de mulheres,  mulheres vestidas de homem,  brancos com a cara preta,  pretos com a cara branca,  enfim tudo  um  pouco se via  e,  de facto,  ninguém parecia levar a mal.

Olha que alegria ! É o Carnaval do Rio de Janeiro

Era uma loucura saudável,  em que partidas inesperadas eram como pão para a boca,  mas,  mais uma vez,  ninguém parecia levar a mal, pois,  logo a seguir,  tinha direito a saborosa  vingança,  servida bem quente, pois,  ao contrário do que aqui acontece,  o Carnaval em Angola acontecia em pleno verão.

Hoje vem isto a propósito das reportagens diárias que as televisões não se cansam de apresentar relativas aquele que dizem ser o maior  Carnaval do mundo,  o do Rio de Janeiro.  Nisso, realmente,  os brasileiros  são imbatíveis.  Podem estar em crise,  como quase sempre estão,  apesar da sua enorme riqueza,  a corrupção  é cada vez  mais um problema, mas durante quatro ou cinco dias (há quem diga que é  o ano inteiro...) tudo fica suspenso,  dando lugar a um estado de loucura colectiva  que atinge tanto os  indígenas  como  os milhares de estrangeiros que visitam a cidade que chamam maravilhosa.

Como invejo esta gente  e a sua capacidade para esquecer as tristezas. A vida são dois dias e o Carnaval  são  três.  Na sua loucura, os foliões parecem viver toda uma vida durante estes dias. Milhares desfilam nas ruas ao som de músicas tropicais,  mulheres semi-nuas atentam  à seriedade  do mais sisudo dos homens e todos parecem viver como se não houvesse amanhã.


Se pudesse voltar setenta anos atrás,  também eu gostaria de experimentar viver a vida num  só  dia. Mas não posso,  o tempo só anda para a frente. Por isso,  vou vendo as reportagens com sabor a Carnaval de outros  tempos...

Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário