domingo, 18 de fevereiro de 2018

O caderno dos segredos...

Publiquei ontem um comentário em que expuz uma cópia de um blog que após ter sido emitido pela Internet e impresso,  desapareceu no  meu écran. "blogosfera".   Teria sido asneira minha ?  Talvez tenha incomodado  alguém importante  Será a censura ?  Não sei... o que sei é que desta vez vou dar  nova expressão ao conteúdo daquele blog, estranhamente desaparecido,  pois tudo está baseado em escrituras guardadas há perto de  um século.. neste volumoso caderno de "historietas" vividas num passado honestamente  exemplar, e digno,  deste "Velho do Restelo Grisalho"...


Este  caderno tem quase  100 anos !..... ...


Em Angola, onde nasci,  entre os  períodos  compreendidos entre os v 20 30, 40, 50, 60, e setenta e tal anos. incluindo  a própria   vida militar, prestei serviços,  sempre com dignidade e honra,   na actividade laboral, em empresas Nacionais e Estrangeiras,  tendo atingido graus de grande superioridade administrativa e contabilista. tendo, por ultimo sido abordado por elementos que  passaram a constituir   o Governo de Transição de Angola, tento até recebido uma comunicação do Ministro Sady Mingas, para colaborar no  Governo  de Transição  que  viria a constituir   a nova Angola, pois consideraram-me,  que entre os Angolanos naturais de Angola,  eu era um dos poucos, e raros,    que ocupava o  topo da esfinge da pirâmide administrava,  ordenadas ainda  pelas  orientações  Lisboetas.   A  ultima reunião que estava perspectiva, tinha sido. entretanto,  suspensa "si ne dia "., dias  antes da  minha deslocação  a Lisboa,  por via aérea, para ser hospitalizado, com urgência,  por motivo de grave doença de que fora  inesperadamente atacado., e mais tarde tratado em Lisboa

Muita coisa se passou,  entretanto.,  incluindo a tal  manifestação da independencia da  "Exemplar Descolonização", a tal ponto que me foi  impedida, conforme oficio que me foi enviado  pela Embaixada de Angola, em Lisboa,  prestação de serviços  em Angola  Tomei, conhecimento,  de que  todo o recheio da casa  que deixara em Luanda, fora tudo , entretanto,  destruído.  Assim, comecei a viver em Portugal, protegido por Familiares,  e... face  a estes tristes acontecimentos,  a partir dos setenta e tal anos  (70/80),  comecei  a  iniciar toda a minha actividade laboral, aqui em  Portugal,  onde comecei    a prestar  exemplar  actividade,  reconhecida sempre pelo bom  trabalho que sempre exerci na base de honestidade  e competência, , documentalmente comprovado,  até  que , por força   de um Despacho Ministerial, Dr. Salgado Zenha,  acabei por ser admitido nos quadros de Pessoal do Banco Pinto & Sotto Mayor, em Lisboa, mas em condições resultantes de ter sido um  dos Retornados vindos do Ultramar.

Foi depois da admissão na Banca,  que  comecei  a  exercer cargos,  com especificidades. especiais, em Empresas  em que a Banca passara a ser a principal Administradora dos  seus Capitais.

E foi entáo, que  por volta de 1980 ( mil novecentos e oitenta) que  por uma questão de interesses pessoais,  e de invejas,,  que   numa filial bancária,   em Matosinhos,  um  Gestor  que se considerava  muito importante,   e talvez por ser um dos que odiava os "Retornados" ,  intrometeu-se na minha  vida  profissional,  ao ponto de eu ter começado a  sentir-me afectado e... vitimado... tal... como DEUS IGUALMENTE  SOFRERA,  QUANDO FOI CRUCIFICADO  !.

Resultado.... com tantas intervenções provenientes por  parte  dos " Sábios" , que se julgavam Senhores absolutos das Leis que regulavam  o exercício  da  actividade bancária,  saiu-me a pouca sorte de ter   passado  a ser um Reformado  Bancário,  agora com 90 anos de idade, mas com o direito a uma mísera pensão de reforma, equivalente ao do   salário mínimo.

E eu que já fui o principal Responsável pelas assinaturas dos Balanços anuais que a Banca submetia ao Estado, para efeitos Orçamentais.   Cèst la vie.. Agora submetido ao  MILLENNIUM  PCP.

Eis algumas correspondência , indistintamente, guardada no Livro dos Segredos





















Eis o resultado que na época foi decidido  colocar-me na situação de Reforma, com direito a uma pensão de reforma equivalente ao salário mínimo nacional, após anos de bom e exemplar trabalho exercido na Banca.


 Foi decidido...


                                       Agora ... MILLENNIUM  PCP

Tá?1...

Sem comentários:

Enviar um comentário