domingo, 24 de junho de 2018

Atenção Portugueses - "Envelhecer no Algarve"...

Acaba de me ser enviado por e-mail uma informação que  esta sendo emitido um livro digital, intitulado "Envelhecer no Algarve". Fotocopie algumas páginas, e, tenciono transformar isto em Livro, que em vez de ser Digital, será fotocopiado, em impressora, pelo que penso, na medida do possível, ir dando noticias sobre a emissão pretendida.  Quem desejar ler o Livro na integra pode  fazê-lo neste link:


Aguardemos, portanto, nova conversação...

Eis a capa:
O Livro digital.


Adicionar legenda


Agora, a partir daqui, em vez de Digital, passamos para Livro Manual na Net/Blog. Para início, transcrevo o seguinte:

"Como vedes, a velhice antes de ser débil e inerte, é pelo contrário, laboriosa, sempre empenhada em fazer em planear coisas novas, segundo a natural propensão de cada um  na vida passada.
(Cicero, Da Velhice)"

"Aquele  que envelhece e que segue atentamente esse processo poderá observar, como, apesar de as forças falharem e as potencialidades deixarem de ser as que eram, a vida pode, até bastante tarde ano após ano, e até ao fim, ainda ser capaz de aumentar e multiplicar a interminável  rede das das suas relações e interdependências e como, desde que a  memória se mantenha desperta,, nada daquilo que é  transitório e já se passou se perde..
( Hermann Hesse, Elogio de Velhice)"

Após rápida leitura do  supracitado Livro, que infelizmente está exposto em mais de 80 páginas, na Net,  mas com letras quase  imperceptíveis, passo a tentar reproduzir os efeitos extraídos de consultas e entrevistas efectuadas, pelos Autores, pelo que julgo que tudo  isto, expresso no livro, foi resultados de Estudos Científicos, por parte de Cientistas que o compuseram.

Em  breve, seguirão mais palavras, se eu conseguir ter leitura de toda a obra. Que Deus me ajude...

Tá?! (sem estar finalizado/continua).

Segunda-feira, três e meia da madrugada, dia 25 de Junho de 2018.

Levantei-me da cama, porque não conseguia dormir, pois estou ansiosamente à espera da chegada do correio, para ter a certeza de que fora entregue ao destinatário, "Jornal Correio da Manhã", um envelope contendo um outro envelope, com blogs, que me fora  devolvido, pelos correios, porque  estava errada a direcção postal que eu preenchera, e que agora com o segundo envelope seguira com a direcção correcta.  E ainda por cima era Correio Verde, bastante caro. Aguardo...

Casamento do Autor,  em  12 de Dezembro de 1943, celebrado em Luanda - Angola, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo. com a linda Menina, Alvarina Teresa, que faleceu junto ao meus ombros na manhã do dia 12 de Novembro de 2010, na nossa residência, em Olhão (Sul Algarvio).


O  Autor, Armando Baptista, a receber um prémio, que lhe foi atribuído, pela Direcção do Banco Totta-Standard de  Angola, em Luanda, devido ao seu êxito enquanto Chefe da Contabilidade, daquele extinto Banco, e que fora  bastante apreciado.

Voltando agora aos textos relidos da obra  em questão, sobre o "Envelhecer no Algarve", onde  acabei por vir a cair de paraquedas, após um forçado exílio, por ter  saído da minha terra, Angola, mercê de circunstancias adversas, provenientes  da dita "Exemplar  Descolonização. Completei há dias  90 (noventa) anos de idade, e, vejam só... foi no dia em fui  eleito....  BISAVÔ !..

Começo  por reproduzir algumas partes dos textos inserido no Livro - digital -  acima descrito.:

" Este livro sem ter a pretensão de ser exaustivo, procura dar um contributo para a resposta a questões relativas aos modos de envelhecer na região algarvia a partir da  perceptiva oferecida por  estudos realizados na área de confluência das ciências sociais, da saúde e da educação que designamos geralmente por Gerontologia Social. O que se entende atualmente por envelhecimento humano o que pensam as pessoas com  idade avançada residentes no Algarve, sobre o seu próprio processo de envelhecimento, sobre a sua felicidade, sobre a sua qualidade de vida ?

Aqui, interrompo o que vem descrito, pois os meus noventa anos de idade (90) vividos inicialmente na terra onde nasci (Angola) ,   e mais tarde em Portugal,  onde cheguei a residir tanto no Porto, como em Lisboa,  Coimbra,  Viseu,  Faro,  Viana do Castelo, etc, etc. . e finalmente em Olhão (Sul algarvio), os meus contratos com as Pessoas  residentes nas cidade por onde passei a viver temporariamente,  cheguei a conclusão  que as  intimidades  pessoais e formas de conviver, variam consoante a terra onde se pernoita e vive-se ao longo dos dias solarengos ou nebulososos. Por exemplo, nas noites em  que no Porto se  distraiu a comemorar o S. João,  batendo com os seus  "martelos" na cabeça das Pessoas, sem que isso resultasse em brigas, tal coisa já  não acontece  aqui em Olhão.



.Estou de novo à frente do computador, para continuar a minha promessa.(2ª feira - 25/06/2018).

"Manter as pessoas mais velhas saudáveis é pois um objectivo que se vem revelando essencial no nosso tempo, tanto mais que, em sociedades como a nossa, aumentou  muito esta faixa da população, devido não só ao decréscimo da mentalidade e ao  aumento da esperança de vida já referidos, mas também à significativa melhoria dos cuidados de saúde a que a generalidade das pessoas tem agora acesso.  Contudo, é preciso ter igualmente em consideração que  os adultos que agora vivem mais tempo, podem paradoxalmente, manifestar alterações de saúde estreitamente ligadas ao processo degenerarivo que vai ocorrendo ao longo da vida, com impacto a nível biológico, congenativo e psicológico, como refere Fermindez-Ballestheros (2009) que menciona alterações ao nível da atenção da perceção da memória da emoção e da personalidade, as quais podem obstaculizar a capacidade do indivíduo para conseguir continuar a gerir as condições que ajudam a proporcionar-lhes uma vida saudável minimizando factores patogénicos e contribuindo para prevenção do agravamento da doença. (sic).

No inicio da página 32, pode ler-se o seguinte:


"Esperança de vida e vidas com esperança - a perspectiva da animação socio-educativa do idoso."

 São muitas as páginas que tratam deste assunto, que me levariam muitas horas para as descrever.

"Felicidades em Idoso - Vivências na Primeira Pessoa.

"O envelhecimento da população  portuguesa surge como um desafio demográfico e social sendo uma realidade crescente.

Conclui-se  que para haver felicidade a família, as relações sociais, as atividades de manutenção diária, a autonomia e a saúde são as principais fontes evidenciadas pelos idosos - Pág. 38.

Conclui-se que,  para os idosos a felicidade passa por ter um bom ambiente social e familiar,  inclusive uma boa vida conjugal,  pois temem o isolamento e a solidão - Pág. 47.

**********************************************************
Vou limitar-me, a partir daqui, a exteriorizar as minhas reflexões e pensamento, que na intimidade muitas vezes não  as  exponho, particularmente por motivos muito pessoais, sobretudo por jamais  não querer ferir a susceptibilidade de ninguém, embora intencionalmente, não pretenda ser ofensivo  para com quem quer que seja, e manter todo o respeito que me for incutido pelas Pessoas que me educaram -  Pai, Mãe - (não, por ter falecido), Avós , Tios e Professores. Sempre respeitei estes princípios, que os mantenho  apesar dos meus 90 anos de  vivência.  Por isso, em tom de brincadeira, costumo dizer...  Não acredito em nada nem em ninguém...

Mas há uma coisa extremamente importante, que infelizmente poucos reconhecem, que me  modificou bastante e que me "rói" a alma logo que acorde....

Foi ter perdido a Mulher que mais amei na vida, com quem me casei há mais de meio século em Luanda, e que nunca me foge do pensamento

                                            A Santa Esposa, já falecida  , ALVARINA TERESA.
.

Venho repetir o seguinte: Os que tiverem interessados na  leitura  geral da Obra,  através do seus computadores, terão que ligar para o Link, onde  estão reflectidas  perto de 200 páginas que sobre esta matéria  há muita coisa  de interesse,  para ser  lida..

Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário