quarta-feira, 27 de junho de 2018

Mensagem sem titulo

São neste momento em que vos escrevo, 27/06/2018,terça-feira, três horas da madrugada. Levantei-me da caminha, por  não conseguir dormir, um tanto excitado, porque não me sai da cabeça, o que ao deitar-me, a TV emitiu esta noticia:
Embora nada tenha a ver o mesmo  assunto com o que eu pretendo expor, uma coisa com a outra, porém, é  certa, o tempo não prescreveu o que, na natureza "memórica" não se apagou... ao fim de tantos anos. sobre o caso de Carlos Cruz, que eu cheguei a ter conhecimento quando residia, igualmente, em Luanda.

Como disse, uma coisa nada tem a ver com a outra, que  pretendo  aqui expor, na base de antiga documentação, que mantenho guardada há muitos anos, e que é a seguinte:



.***************************************************************************

Quanto aos documentos acima fotocopiados, atrevo-me a reproduzi-los, aqui,   através  das teclas, do  computador, para melhor leitura..   Do antepenúltimo  , que  era  um documentos  utilizado, por troca de serviços,   pela Direcção do Banco Pinto & Sotto Mayor  e suas filiais, do qual reproduzo parte do que nele fora escrito:
 - da filial de Matosinhos -
 "Mais informamos que hoje ( 7 de Março de 1980)  faltou ao serviço o n/colega snr. ARMANDO BAPTISTA por motivo de doença.., PS-  Entendemos  por bem manifestar a n/ preocupação relativamente ao estado de saúde ou ao estado psíquico  deste  funcionário, que, felizmente fora das  horas do expediente de ontem, e com a n/ Gerente em serviço exterior, teve um manifesto de desequilibro que provocou, naturalmente preocupação e tensão neste local de trabalho, tendo sido levado ao hospital..
Queremos aproveitar esta oportunidade, para que os n/ serviços Sociais ou a n/ Direcção de Pessoal se interessem pelo seu exacto problema, pois, uma Agência  ou qualquer Balcão,  não podem estar expostos a imprevistos resultantes do estado de saúde ou psíquicos de qualquer do seus  elementos, conquanto, eventualmente, poderão até sentir-se mal colocados em qualquer dessas casas.
(Assinado pela  Agência de Matosinhos).

Em resposta, vinda da Direcção do Banco,  veio o seguinte:

"Quanto ao Snr. Armando Baptista informamos que o mesmo consultou os nossos serviços clínicos na Filial e no Porto que se encontram a par da sua situação de doença. O sucedido com este empregado derá acontecer a qualquer outro que se encontre em condições físicas ou psiquicas normais. Como tal deverá submetido a tratamento médico adequado e só retomar o serviço depois de considerado apto pelos serviços clínicos o  têm vindo a acompanhar. Aguardamos data de apresentação, Os nossos. cumprimentos."

(
(Assinado  - e carimbado SEDE) - Lisboa, 28/3/80 - -  Devido aos anos  em que  isto se passou, o documento está praticamente "inapagado"..

 Quanto ao ultimo documentos aqui fotocopiado, ainda se pode ler, claramente, o seguinte

"Atestado"..
"José António Alves Carneiro dos Santos, licenciado em Medicina e Cirurgia pela  Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Especialista em Psiquiatria pela Ordem dos Médicos,, psiquiatra dos Serviços de Assistência Médico Social do Sindicato dos Bancários do Norte, declara SOB PALAVRA DE HONRA que tem vindo  a observar regularmente desde 26/7/78, no âmbito da
 sua especialidade o Snr. Armando José Carmo Ferreira Baptista  portador do B.I.  7105217  emitido em  Lisboa em 21/4/78.

Mais declara que o mesmo apresenta um quadro depressivo ansioso de evolução arrastada.. QUE A  REFERIDA PATOLOGIA TEM CAUSAS  REACTIVAS LIGADAS AO LOCAL DE TRABALHO ACTUAL, E O IMPEDE DO NORMAL EXERCÍCIO DAS SUAS FUNÇÕES SOB PENA DE AGRAVAMENTO..
Perante o exposto somos do parecer que se  torna imperativo colocar o Snr, Baptista em local de trabalho localizado em zona geográfica próxima da sua residência, mas diferente do actual. Que enquanto não for definida nova colocação deve o Snr. Baptista manter-se afastado do trabalho.
Por ser verdade e que sem pedido passo a prestar atestado que dito e assino,
 Porto, 7 de  Maio de 1980... 

(assinado e reconhecido em Cartório Notarial, do Porto, cujo original  selado, foi enviado a Direcção do Banco. Porto)

As palavras adultas  foram  dactilografadas por mim..

********************************************************************************

Em Angola, fui um dos que  inaugurou o Banco Totta-Standard de Angola, onde  prestei serviços exemplarmente comprovados,   com êxito, desde  o  seu inicio até a data em que o Banco foi extinto, mercê da "Exemplar Descolonização"....Era eu que assinava os Balanços e documentação  a ser entregue aos Serviços do Estado, em Angola, enquanto se cantou  "Angola é Nossa" !....
Mas em Portugal onde acabei por ter vindo a cair de "paraquedas"


Mas em  PORTUGAL,  onde acabei por ter vindo a cair de "paraqauedas, e ter prestado serviços administrativos e contabilísticos, sempre a contendo e com êxito, com excepção do caso que acima me referi quanto a empregado admitido no Banco Pinto & Sotto Mayor,  por despacho ministerial, na Agência deste Banco em  Matosinhos, ONDE ME QUISERAM MATAR À FORÇA,  ( HOJE MILLENNIUM  BCP) ... Este ultimo   Banco, o Millennium BCP   que me passou a tratar com toda a cortesia e  dignidade,  mas que  acabou por me atirar para a situação de  Reformado Bancário, com direito a uma  mísera pensão de Reforma, com a qual me tenho governado, até ao presente, que  é sustentado  já com um exercício de plena vivência aos 91 anos de idade.. Foi a Junta Médica que,  me impulsionou a ter  que aceitar as condições de Reforma, atendendo  ao facto de ter sido um  Bancário Retornado,   que veio de  Angola, e que foi admitido  na Banca, em Portugal, devido a um Despacho Ministerial. do  Dr, Salgado Zenha...
****************************************************************************

Banco Comercial Português, SA.
  (Millennium , BCP)
                                                                             DESCRITIVO DE PENSÕES.

Depois de tantos anos de Trabalho, que exerci em várias  Empresas, tanto em Angola como em Portugal,   em que sempre fui fiel e cumpridor de todas a Leis Oficiais que regulam o bom desempenho de todas as actividades laborais (e não só) resultou, em que sempre lutei pela dignidade e honra  em questão de comportamentos, em que me foram  sempre atribuídos   louvores e reconhecimento dos meus comportamentos, cuja documentaçã0 comprovativa mantém-se ainda na minha posse, resultou tudo isto numa única e  simples Reforma, a mínima no sector bancário, cuja pensão é a mínima no sector bancário,  conforme prova o documento  acima fotocopiado.


Tenho 91 ano de idade. moro presentemente  na cidade de Olhão,  e o meu convívio diário limita-se ao aconchego familiar  de Filha e três encantadoras Netinhas, cada uma com os seus afazeres tanto escolares, laborais e    domésticos. De resto, a solidão e isolamento diário  são constantes, e cheios de muita tristeza e saudade da que faleceu, sendo a que mais amei na vida,  a Esposa Alvarina Teresa, com quem me casara, e tive sempre um feliz ambiente, ao longo dos  perto de meio século de convivência após o encantador encaixe nos dedos das alianças de casamento no altar de Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Luanda.

Já é dia, o Sol nasceu com brilhantismo  espectacular e o sono já me atacou e...  por isso.... vou direitinho à  caminha, para descanso - enquanto não for eterno !....

Adeus, até à próxima.

À saída da Igreja no dia da celebração do  feliz casamento...

Sem comentários:

Enviar um comentário