sábado, 16 de junho de 2018

Juizo de valores, â socapa...

O  jornal "Correio da Manhã, " do dia  15 de Junho, publicou o que de seguida  reproduzo:



Nesta  publicação, há uma  referência ao Sindicato Nacional dos Quadros Técnicos  Bancários ( (SNQTB),  no qual cheguei a estar  incorporado, quando na actividade laboral, tanto em Angola ( terra da minha nacionalidade) como já  aqui em  Portugal, para onde acabei por   ter sido forçosamente "exilado",  mercê da "Exemplar Descolonização"

Circunstâncias adversas,  em matéria de saúde,  fui forçado a aceitar   uma misera Reforma, na actividade que cheguei a exercer , na altura. no Banco  Pinto  & Sotto Mayor,  (Porto), hoje Millennium BCP, com direito  a  uma única   pensão, de reforma,  equivalente ao salário mínimo , previsto na Lei,  tal como  se fosse  um  Aprendiz da Banca. Isto depois de ter exercido  altas funções de chefia, exemplarmente, com êxito,  na Banca, tanto em Angola como já aqui em Portugal, documentalmente  comprovado.  Fui um dos  coordenadores  que   em Angola  se  fundou e inaugurou o extinto Banco Totta-Standard de Angola.

Por falar em cargos de chefia,  tal como eu também o Senhor Jardim Gonçalves desempenhou idênticas funções  à frente do Banco onde também eu trabalhei. Embora a sua posição fosse naturalmente superior administrativa,  o nível de responsabilidade não seria tão diferente que justificasse tanto para um,  cento e setenta mil  para o Senhor Gonçalves,  e tão pouco para outro,  este que  vos escreve. O que fez esse Senhor para merecer tamanha  fortuna e eu tamanha miséria ? Isto há mistérios insondáveis... Ainda acrescento,  para que precisará uma só pessoa,  que já nada produz,  de tanto dinheiro ? Deixa-nos a pensar,  não é ?

                                                            Publicado na Internet: --:



Completei há dias 90 anos de idade, mas sempre que possível,  e para além do  meu  divertimento em ainda  dedicar horas e horas na composição de gravações em cassetes DVD,  que já são as centenas, algumas das quais com gravações de  imagens, quase centenárias, de Angola, ainda presto auxilio a estudantes que necessitam de aprender a manobrar  os "Euros", nas  suas dificuldade  monetárias., pois ainda possuo conhecimentos técnicos conforme publicação a seguir demonstrada


Para que haja uma ideia do que acima me referi.  heis uma copia de  um Balancete que subscrevi  cujo original foi entregue  aos Serviços de Finanças,  para efeitos oficiais,  cuja responsabilidade sempre foi minha, como Chefe de Contabilidade do Banco Totta-Standard de Angola,  cujos valores  acabaram por ser  suprimidos, e nunca entregues aos seus legais proprietários ,   atendendo aos efeitos  maliciosos,   provenientes da dita  "Exemplar  Descolonização"

Era eu que assinava sempre os Balancetes ( e Balanço).. que  reflectiam o Activo e Passivo da  dita Instituição Bancária, que chegou a durar  quase 12 anos.,.


.

Devido  à pouca possibilidade de leitura deste documento  acima,  transcrevo, por isso a sua redacção:-:-

"BANCO TOTTA-STANDARD DE ANGOLA

À Direcção Provincial dos Serviços de Finanças - Luanda.
Assunto:  Estrutura do Banco. Direcção Financeira 

Vimos comunicar V. Excias,. que o Sr.  ARMANDO   JOSÉ  CARMO FERREIRA  BAPTISTA,  está integrado na linha da "Direcç«o Financeira" deste Banco r que como chefe da contabilidade poderá  subscrever os nossos Balanços.
Luanda, 10 de Abril de  1975.

Assinado (Administradores), William Hastie -   M Quartin Bastos. "


Descrito: 

Banco Totta-Standard  em  Angola

Para efeitos de sua inscrição definitiva. como técnico de contas, na Direcção Provincial dos  Serviços de Finanças, declaramos que o  Sr.  ARMANDO JOSÉ CARMO  FERREIRA BAPTISTA ,. tem exercido funções de contabilista neste Banco desde 24-8-66 e que no desempenho destas  sempre tem demonstrado excelentes qualidades  profissionais e de carácter.  
Luanda,  22 de agosto  de  1973.
( assinado por responsáveis

 


Portanto, uns recebem muito  dinheiro,  enquanto outros... coitados !.

Comparem:...



Tá?!...

1 comentário:

  1. Infelizmente, tem toda a razão no que diz!
    Lamentavelmente, foi o que nos trouxe um tal 25 de Abril e os seus seguidores...

    ResponderEliminar