sexta-feira, 22 de junho de 2018

Pedradas de Amor

Há dias, comprei no mercado Outlet Shopping de Olhão, o excelente  livro abaixo fotocopiado, de autoria do escritor e jornalista ANTÓNIO  MATEUS,  nascido em 1960,  que foi  repórter e correspondente da agência de notícias portuguesas Lusa e de outras agenciar televisivas.

Ia ficando impressionado com a leitura do que fora relatado dos acontecimentos em  em Angola, terra onde  nasci há noventa anos, (90) em tempo de guerrilhas e guerras, em que  morreu muita gente, e  na qual desempenhei  muitos cargos de  chefia em várias empresas nacionais e estrangeiras, sempre com zelo e  dedicação, e que a "exemplar descolonização", após uma   retirada temporária, ( por motivos de saúde), foi-me , mais tarde enviada a carta que a Embaixada de Angola em Lisboa, me endereçou,  conforme  carta fotocopiada que abaixo transcrevo<.


Transcrevo   o que o Autor do Livro acima mencionado finalizou, e que  reproduzo:


Angola - O  Regresso:  do Fim do Mundo é uma pedrada de amor na indiferença, no cinismo e na descrença...

E eu acrescentaria ..."e racismo" !..

A despeito de, como me dizem, ser um "Velho do Restelo Grisalho", já cansado da vida,  sempre  que me dão noticias de estarem a ser publicadas obras literárias relativas a Angola, nunca deixo de tentar ler e escutar tudo que tenha  sido anunciado, relativamente à Terra onde permanecem sepultadas ditosa  e saudosa  Mãe, Avô, Tios e Primos saudosos..

Historiando um pouco, sobre celebres acontecimentos sucedidos no passado, que no livro não vem relatados.:

Por despacho ministerial (Dr. Salgado Zenha), datado de 27 de Março de 1976, seguidamente fotocopiado, fui colocado num Banco, aqui em Portugal após pouco tempo de ter vindo de Angola,  no Banco Pinto & Sotto Mayor (hoje Millennium BCP...) ao abrigo do seu teor legislativo e colocado numa Agência em Matosinhos.

Transcrevo o  texto do documento, que devido ao anos, há dificuldade na sua leitura:

                                                        " Ministério das Finanças.
                                                           (Certifica (?) o Ministro

Determino que os retornados bancários das ex-colónias possam  ter prioridade no acesso a vagas da banca, nos termos e limites  a precisar, sem prejuízo dos direitos adquiridos por terceiros, de concursos já efectuados ou de outras situações eventualmente merecedoras de análoga protecção.
Nestes termos, delego na Secretaria de Estado do Tesouro a execução das diligências necessárias para a respectiva  regulamentação, bem como as consultas ou contactos que forem julgados adequafos.
   Lisboa, 27 e Março de 1976.
   O MINISTRO DAS FINANÇAS,
                     (assinado) - Francisco (?)  Salgado  Zenha,

Foi perante este despacho, que, após ter vindo de Angola, onde exerci, entre outros, cargos directivos e de Chefia Contabilística, em empresas  sobretudo Bancárias, com dignidade e comprovado êxito,  onde até cheguei a ser um dos elemento que ajudou a inaugurar o extinto Banco Totta-Standard de Angola, na data, ter sido colocado numa Agência do Banco Pinto & Sotto Mayor (hoje Millennium BCP), em Matosinhos. Após várias intervenções prescritas  em função ao Despacho do Sr. Ministro das Finanças, nesta Agência acabei por ser colocado a desempenhar funções abaixo das minhas competências, reflectindo-se nas remunerações e sobretudo na minha qualidade de vida,  que, por  motivos de inveja, por parte do Gerente em exercício, resultou um estado de saúde, que o próprio documento emitido pelo o médico da Junta digno  Psiquiatra subscreveu, e que passo a reproduzir,   que me "enxotou" a ter que ser obrigado a aceitar uma Reforma, com direito a  uma mísera pensão.



Vitima de maus tratos, e arrogâncias que me eram na data  aplicadas por parte do Gerente (e não só) que dominava a dita Agência, em Matosinhos, do Banco Pinto & Sotto Mayor (hoje Millennium BCP), face ao teor do Atestado que o distinto Psiquiatra, Doutor José António Alves Carneiro dos Santos, subscreveu, e que conduziu tudo a uma  Junta Médica, que  deu como resultado a passagem da  situação de Reformado, com direito APENAS A UMA  ÚNICA  E MÍSERA PENSÃO DE REFORMA, COM DIREITO A REMUNERAÇÃO MÍNIMA EQUIPARADA AO SALÁRIO MÍNIMO, que ainda hoje recebo, aos 90 anos de idade, tal como  o que recebe um Aprendiz da Banca....

Transcrevo o teor do Atestado que acima é referido, para efeitos  de interpretação  de como tudo decorreu face ao que se passava naquele tempo, em que a qualidade de Retornado era o suficiente para que  fossemos tratados como INDESEJÁVEIS...

"Atestado.

José António Alves Carneiro dos Santos,  licenciado em  Medicina e Cirurgia pela Faculdade de Medicina da  Universidade,  do Porto, especialista em Psiquiatria pela Ordem os Médicos psiquiatra dos Serviços de Assistência Médico- Social do Sindicato dos bancários do Norte, declara sob  palavra de  honra  que tem vindo a observar regularmente desde 25/7/78, no âmbito da sua especialidade o Sr. Armando José Carmo Ferreira Baptista,  portador do B.I. 7105217, emitido em Lisboa, em 21/4/78.
Mais declara  que o mesmo apresenta um quadro depressivo ansioso de evolução arrastada..
Que a referida   patologia  tem  causas reactivas ligadas ao local de trabalho actual, e o impede de normal exercício das suas funções sob pena de agravamento.. Perante o exposto  somos do parecer que se torna imperativo colocar o Sr. Batista em local de baralho localizado em zona geográfica próxima da sua residência mas  diferente do actual. "

Pois, o original deste Atestado foi entregue  à Direcção do Banco, cujo resultado foi... passagem a situação de Reformado mas com direito  a uma pensão de reforma, a mínima  prevista no "calendário".... que é a que tenho hoje, embora eleito BISAVÔ ...


Pois, o Livro não fala sobre acontecimentos  desta natureza, porque isto  tudo amontoa  o que se passou, desagradavelmente, sob o tecto da "Exemplar Descolonização"....

Agora comparem  a  diferença: o salário minimo que recebe um Colega Reformado,( como no meu caso, em particular) e  distintos Colegas que tambem dedicam a sua actividade no sector bancário... 

MUITO PALEIO, MUITO  PALEIO .... MAS  O BOM SENSO, NA PRÁTICA,..   CAI NO CAIXOTE DO LIXO...






                                                                   "    Declaração
...
Para efeitos  da sua inscrição  definitiva. como técnico de contas, na Direcção Geral das Contribuições e Impostos,, declaramos que o sr. ARMANDO JOSÉ CARMO FERREIRA BAPTISTA,  tem exercido funções de contabilista neste Banco desde 24-8-64, e que no desempenho destas  sempre tem demonstrado excelentes qualidades profissionais e de carácter.
Luanda, 21 de Janeiro de 1970 ".              
(assinado com selo branco) 

Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário