terça-feira, 16 de abril de 2013

... " MONAMGAMBÉE "...

 No "baú das recordações", ainda prevalecem  memórias , que o tempo ainda não conseguiu ceifa-las da cabecinha  de uns tantos, agora, velhinhos, e que, no meu caso pessoal, ainda  servem de plataforma para   "escritura-las", enquanto possível,  em   teclado  computorizada,   que conduz  à , internacional  Internet..

Baía de Luanda -
O caso que me ocorre, no momento, passou-se em Luanda,  junto  ao edifício antigo onde funcionou , inicialmente,  o Liceu Nacional Salvador Correia, na avenida do Hospital. Neste estabelecimento  de ensino  , muitos  estudantes , de diversas etnias,  tiveram   formaturas em áreas diversas, tais como , Engenharia,  Médica, Religiosa, Advocacia, e outras.

Naquele estabelecimento de ensino,  à  data a que me refiro,  saldo erro, a partir da década de 40, existiam instalações para futebol,  patinagem,  volley-ball,  corridas de bicicletas, box  etc. etc...

Ali,  exercitava-se , igualmente, - ensinamentos  enquadrados na Mocidade Portuguesa, de então.


Lembro-me, que,  morando bem perto de dito Liceu,  quando se ouvia o  toque  militar do içar da bandeira portuguesa,  tudo parava em  posição de sentido , e cabeça descoberta,   em sinal de respeito pelo  símbolo patriótico, na data : a  Bandeira de Portugal.

 Durante muitos encontros entre equipes em que uns alinhavam pelas cores do Benfica e outros pelas do Sporting,   alunos houve que se envolviam  em dura pancadaria, porrada mesmo a sério, mas, acabava tudo, invariavelmente, em abraços e termos amigáveis.

É natural que haja  entre os leitores destas linhas, ainda  quem  se  lembre disto,   vivendo em Luanda,  não obstante o peso da idade o possa  "deslembrar".   Haverá, ainda  Pessoas que tenham obtido a sua   formatura, ao longo destes distantes  acontecimentos..

Mas, uma curiosidade;-   ainda subsiste o sentido  "prejurativo"    de um dito, que,  nos tempos do antigamente,  que em altos gritos, se dirigia ao Pessoal Trabalhador, que   conduzidos em camionetas  descobertas,  com destino  aos seus locais de trabalho, geralmente na construção de estradas,  e via férrea.,   e que em sinal de retaliação,  reenviavam o mesmo palavriado, aos "litigantes"-:

                                              "   ... SEUS .MANANGABÉE... "

                       E assim,  tudo voltava à normalidade ! A reconciliação era automática...

Cidade onde  nasci...há 85 anos !

                                                                 Bons  tempos ...que já  lá  vão !..

Tá?!







Sem comentários:

Enviar um comentário