sábado, 13 de abril de 2013

12 de Abril de 1928 = 12 de Abril de 2013....

São, no tempo, 85 anos de diferença, pois, contabilisticamente, é assim, na  realidade...

 Para  o Universo são 24 horas em que o Mundo gira, diariamente, em redor do seu eixo central, mas... para o autor destes textos, são precisa e exactamente 85 anos percorridos, na vida, ao longo de uma extensa estrada construída, com altos e baixos, cujo embate com a meta final, só Deus determinará.

O casamento em Cabinda, Maria Helena e Domingos.
De um casamento religioso, celebrado no norte de Angola, Santo António do Zaire, em 1926, veio ao Mundo um robusto bebé, que nasceu numa casa junto ao mar, em Luanda, em 12 de Abril de 1928 chamado Armando (o Mandinho) e que decorridos mais dois anitos, um novo rebento  nasceu, na Lunda, Vila Henrique de Carvalho,  (norte de Angola), o José Duarte (Zé Bate) para   fazer companhia ao seu irmãozito mais velho, o  Armando (Mandinho).


O Mandinho. Lindo.!.
Os dois maninhos, Armando e José Duarte


O Mandinho
















Deus chamara, posteriormente, à sua presença, a querida Mãe destes dois irmãos, em Luanda, e, partir desse infeliz acontecimento, tudo se alterou, consolidando percursos de vida muito diferenciados, dai para diante, incluindo ramificações no seio  familiar.


Pois o mais velhinho (eu), após terminados os estudos académicos, em Luanda, tornou-se um exímio e honesto trabalhador, tendo aplicado  toda a sua acção laboral, em Angola, Moçambique, África do Sul e posteriormente em Portugal. Esteve incorporado na vida Militar, onde se destacou com honra e dignidade, em respeito à sua Pátria.

Em Angola, o Armando (eu) casou-se com uma encantadora Menina, chamada Alvarina Teresa, de cujo santo matrimónio vieram ao Mundo  dois maravilhosos Filhos, a Ana Paula e o Álvaro Manuel, hoje já casados e com Filhos, que me deram a felicidade de conviver com as minhas muito querida Netinhas.


O "general" Armando

O casalinho, Alvarina e Armando







Deus chamou à sua Divina Presença, o Anjo que sempre me acompanhou, durante sessenta anos de feliz matrimónio: a minha Santa e Saudosa Mulher, Alvarina Teresa, que repousa lá no Céu, vai a caminho de três anos o seu falecimento.

Há uma canção que diz ... "por morrer uma andorinha, não acaba a primavera "...











Pois,  isso  é só  na canção, que ecoou  por esse mundo fora., aliás,  muito aplaudida.

A felicidade conjugal...

O sofrimento causticante, real, e em que não há palavras que possam expressar a dor que se sente, é quando "a ferida só dói a quem a tem", e que nos isola do mundo real e se é atingido  por uma espiral, difícil de explicar, por palavras, e se mergulha num silêncio que acompanha a solidão, em consequência do  falecimento de Alguém  muito querido, com  quem privámos a maior parte da nossa vida. É um sentimento muito vulnerável que se sente, e... nestas circunstâncias... diz-se um adeus ao doce sabor da Primavera,  período em que os nosso sorrisos eram "virginais"...

Pessoal Maior, do BTSA
Ora, este ilustre  Octogenário, numa fase da sua vida em que colaborou, com os seu conhecimentos, e longa experiência na criação de novos valores empresariais, com pleno êxito (documentalmente comprovado), contabiliza, no seu "curriculum"  laboral integração numa equipe de profissionais na matéria, a fundação de uma  prestigiosa instituição bancária, em Angola, que se manteve até à data de independência de Angola, BANCO TOTTA-STANDARD DE ANGOLA, em cujos quadros foi integrado como Chefe de Contabilidade, na Direcção Financeira do dito Banco. Porém, vicissitudes ligadas ao processo de descolonização, acabou por ser "catapultado" para organizações sediadas em Portugal, tendo,  por motivos ligados ao sistema de saúde, sido colocado na situação de Reformado, mas, por razões estatutárias, com direito a uma pensão de reforma, a mínima no sector bancário, equivalente à de um Aprendiz da Banca...

...e culminando com a prosa antecedente, foi  este o último beijo que trocámos...

O ultimo beijo em dia de aniversário -   Cacela (Algarve)
                            em  dia  de aniversário - 10 de Junho de 2010 ... e Deus seja Louvado !

12 DE  ABRIL DE 2013
12 de Abril de 2013




Sem comentários:

Enviar um comentário