quarta-feira, 3 de abril de 2013

" Orfãos de Idade"...

...A importância atribuída aos Bens materiais prevalece sobre o valor intrínseco do capital humano.
Infelizmente para muitos,  o velho é aquela peça de mobiliário que passou de moda, que já não encaixa em nenhuma decoração, por isso é colocado no "depósito".

In Jornal Região Sul,  coluna de opinião de Maria José Pacheco

A vida custa. Cada vez mais.

O ritmo a que as pessoas (não) vivem  obriga a negligenciar a família. Falo dos mais velhos,  muitas vezes abandonados e isolados,  mas até das crianças,  negligenciadas e deixadas à sua sorte, depositadas em escolas e ATL's, que ficam incumbidos de ensinar o que os pais não podem (ou não querem) transmitir aos seus descendentes.

Voltando aos  velhotes.  É verdade que o avançar da idade traz problemas de saúde  com os quais nem todos estão capacitados para lidar. Aí faz sentido procurar ajuda, eventualmente até, o deslocamento do idoso para uma instituição que o possa apoiar  condignamente. Mas nunca,  jamais, depositá-lo em caixotes em que se aglomeram velhotes e velhotas, em condições indignas e mesmo sub humanas,  como demonstrado em diversas reportagens televisivas sobre lares ilegais para a terceira idade.

Por outro lado há que não desistir do cidadão idoso só porque quando faz anos o bolo fica cheio de velas. A sabedoria inerente à experiência da vida é,  em muitas culturas, tidas como inferiores, um tesouro inestimável. Em tribos mais ou menos isoladas o convívio entre os anciãos e os mais jovens é algo vital para a transmissão do conhecimento, dos valores e, em última análise, para a sobrevivência do próprio grupo. Porque teimamos nós,  a dita civilização ocidental, digital e digitalizada, em desperdiçar esse conhecimento, essa experiência de valor virtualmente incalculável ?

Confiamos demasiado na tecnologia. Se ela falhar, e vai falhar, como vamos  recuperar a informação que  decidimos colocar no triturador de idosos ? Iremos voltar à idade da pedra ? Iremos esquecer tudo e começar de novo ?

Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário