sexta-feira, 5 de abril de 2013

Aluno desde a infância até... à morte !

Bem dizia eu , no meu  ultimo blog, que, por sentir melhoras no aspecto de saúde ..."agora vão ter que continuar a ler aquilo que eu para aqui vou debitando"...

A "caldeira" dos meus 85 anos, "reacendeu", e aqui estou, desta vez, munido de um sentimento de gratidão, a quem, com a sua oferta, me fez transportar a um período encantamento só superável pela doce vida que  se desfruta, então, enquanto passamos pela idade escolar...

Eis o motivo de tanta  emoção...

Durante o dramático período da  II Guerra Mundial, em Angola (terra da minha naturalidade) vivia-se em conformidade com as circunstâncias que a beligerância  universal permitia que, naquele território se mantivesse um clima de Paz e relativa tranquilidade...

Neste contexto, a juventude, na altura,  tinha por missão, a aprendizagem que os encaminharia para a vida laboral, com base  em  Livros noutros instrumentos escolares para  aprendizagem, em  que me incluía, aos 12 anos de idade.

Por insuficiência de Escolas para o ensino, Salazar criou um Diploma que determinava  que se instituísse, em Luanda, uma Escola Comercial, idêntica às que existiam na Metrópole. Assim, foi instalada no Palácio do Comércio (ainda em fase final de construção) em  Luanda, onde fui um dos primeiros alunos ali a ser admitido e frequentar conjuntamente com outros "compatriotas" , da mesma idade.

A nossa aprendizagem, ao longo do curso, foi conduzida por Professores qualificados e após os bons resultados, foi a partir daí que as minhas funções no capitulo laboral, incidiam essencialmente em números (na altura "Angolares", depois  "Escudos" e finalmente "Euros") sempre com finalidades de resultados anuais, entre Débitos e Créditos, Balancetes e Relatórios explicativos das actividades Empresariais, nas quais eu era responsável.

Tenho presente que, no final do curso, após 5/6 anos, obtive resultados razoáveis, tais como Estenografia (10), Direito Comercial e Economia Politica (13), Tecnologia das Mercadorias (14), Contabilidade e Escrituração Comercial (13), Português (12), Francês (14) (tinha uma namorada francesa...), Inglês (12)  e comportamento Excelente !...

Ora bem... naquele  saudoso tempo a disciplina de Português e Geografia, embora o estabelecimento estivesse situado numa avenida em Luanda (Angola), tínhamos que aprender todos os capítulos da História de Portugal, desde D. Afonso Henriques até a implantação da República e, essencialmente a língua portuguesa, com todo o seu vocabulário, incidindo sempre  nas estrofes de Camões, Eça de Queirós, Guerra Junqueiro e toda a literatura que envolvesse temas propensos a troca de opiniões...

Antecedendo ao dia de hoje (5 de Abril de 2013) ao abrir a portinhola da caixa do correio, fiquei "abismado" com um grosso volume que lá se encontrava dentro, e, ao retirá-lo... que grande e maravilhosa surpresa me causou ao desembrulhar o vistoso volume:

  ... o livro de autoria do Professor  Dr. Antero Simões, titulado  O MEU IRÓNICO E TRÁGICO EÇA  DE QUEIRÓS.

Pois regressei, naquele momento,   a uma  aula  em que, já lá vão meia centena de anos, se debatia, entre os alunos, os escritos do grande Eça de Queirós.... E esta ,hein ?!..

Tá?!...


...

Sem comentários:

Enviar um comentário