domingo, 21 de abril de 2013

Crise ! ("Uma desgraça nunca vem só"...)

Não é intenção de subestimar ou criticar,  com  visão  maliciosa  o que vou aqui "alinhavar", mas, no preciso momento em que  vou  "reciclando"  esta prosa, estou ouvindo um  programa televisivo,  à minha beira.(RTP 1-15H00-Domingo- 21 de Abril).

Sempre considerei que a nossa representação patriótica,  assenta, essencialmente, na Figura do Presidente da Republica, e que a devemos sempre respeitar, não fazendo dela, nunca, o seu uso  para fins  humorísticos de troça, ou palhaçada, seja em que circunstancias for.

Sucede que,  o programa  que neste momento  ouvi, teve como fundo divertirem-se  com "gracejos"  ,   baseando-se  nos  recentes discursos  de  Sua Excelência  , o  actual Presidente da Republica,   que a televisão  transmitiu  há bem pouco tempo. Creio, portanto,  por isso, ter sido extemporâneo o alicerçamento  de  tal divertimento televisivo...

Ponto final.

                                                  **********************************

Falou-se em crise. Sim, é verdade, há crise... mas não para todos os bolsos.

Na minha perspectiva de octogenário,  há  crise e crise, diferenciando-se, por exemplo, no que  visionei num Restaurante, em que muita gente se serve dos diversos pratos  postos à venda , e que, após ter sido "ingerido" o lauto almoço,  ou jantar,  ao sair  das  mesas , a maioria dos pratos deixados  pelos clientes,   estavam ainda  cheios  de comida ,  que não tinha sido  ingerida ,   que até metia pena ser depois atirada  ao lixo. Que desperdício...

Outro aspecto muito curioso. Nas bilheteiras dos campos de futebol, onde se adquirem os bilhetes que amontoam e se "encaixam" depois milhares de "Euros"  nos cofres dos respectivos  clubes futebolísticos verifica-se , quase  sempre , enchentes , nos campos de futebol,  cuja assistência , comodamente se instala nas cadeiras pelas quais desembolsaram largos "Euritos."...para verem , o Ronaldo..e o Benfica!.

Se bem que é fruto do progresso!   Noutros tempos, a utilização dos transportes públicos, comboios, eléctricos,  "maximbombos" (termo angolano !), e outros, enchiam-se diariamente  de passageiros que se dirigiam aos seus locais de trabalho,  a troco de uns bilhetes que não se podia considerar "muito caros".!

O que se nota, agora ?  Milhares de automóveis, circulando pelas estradas alcatroadas fora,  e, em cada viatura, regra geral, um só  ocupante (o condutor ou condutora...), a quem desejo muitas  Felicidades !

E, o que impressiona muitas vezes, é,  geralmente logo pela manhã,  junto aos caixotes de lixo, camarários, vermos peças de mobiliários, por vezes com aparência de novos, artigos de vestuário,  e uma infinidade de objectos, em bom estado de conservação, que muita gente atira simplesmente  para o lixo...

 (E há quem se aproveite, depois...)

Por vezes, no caminho, inclino-me só  para apanhar um simples agrafe de prender papeis, um parafuso, um  apara lápis, uma borracha., molas de segurar roupa ( que caiem das varandas).. pois lembro-me que  foi assim que  Henry Ford  sustentou o seu pessoal de trabalho - e  enriqueceu depois !.

                                                     .... mas eu continuo um pobre octogenário, embora  me digam, um tanto
Tá?!                                                                    Reaccionário !!!...

Sem comentários:

Enviar um comentário