quinta-feira, 11 de abril de 2013

"TEMPO DE GLÓRIA"...

"Tempo de Glória", filme de Edward Zwick, com Mattew Broderick, Denzel  Washington e Morgan Freeman, EUA, 1980, que o canal 1, transmitiu, "in illo tempore", e que foi  gravado, numa cassete tipo Beta, que hoje  pode ser considerada uma preciosa relíquia, pois já não existem, ou pelo menos difícil de encontrar, aparelhos próprios, para que os possamos exibir. Existem sim, novos tipos de cassetes, os denominados VHS - ja ultrapassados pelos discos  DVD´s - salvo erro...

Não há dúvida que, através dos tempos, novos engenhos, discográficos, superaram em qualidade e aperfeiçoamento, imagens e cenários que, "no antigamente", eram engenhosamente obtidos através das ultrapassadas e menores cassetes de fitas magnéticas (vide  a fotografia  incluída neste programa).

Filosoficamente, há riquezas - antigas - que se  diluíram, ou repousam em "caixotes de lixo", cujas relíquias dificilmente poderão ser ultrapassadas pelo  simbolismo de épocas dificilmente equiparadas aos tempos actuais.


Em muitas destas antigas cassetes figuram imagens colhidas por intermédio de máquinas de filmar, que relembram saudosos momentos, como por exemplo um movimentado "batuque" ao luar, num sertão africano (em Angola), em  noite muito quente, a que assisti, que degenerou numa corrida campestre, cujo prémio, final eram  umas latas de sardinhas algarvias e garrafas de cerveja Cuca, vozes de alguns  cantores (embora não célebres, mas lindíssimas), enfim... um  passado que já não volta mais, num contraste com o que só se vê hoje... cus bambaleantes de. encantadoras bailarinas, semi-nuas, gritos e vozes de cantores e cantoras que mais parecem ser o troar do velho Tarzan.!!!..

Se bem que, existem na prateleira das recordações, imensas gravações em cassetes de célebres tenores, como Pavaroti, Plácido Domingo, José Carreras, Caruso e tantos outros cujas vozes encantaram todo o Mundo.

Portanto, nas "maquinetas" do passado, a maioria irreparáveis, repousam registos de maravilhosas  vozes  e cenários que deslumbraram  milhões e milhões dos seus apreciadores e ouvintes, em que entre eles me incluo, mesmo à entrada da celebração dos meus "calejados" 85 anos !

Tá?!...

1 comentário:

  1. Encantaram e ainda encantam.
    Como diria um certo senhor:"lá, até as mulheres sabiam melhor" :)

    ResponderEliminar