sexta-feira, 10 de outubro de 2014

África...África... sempre ANGOLA !

Num trabalho "bloguista" que  produzi na véspera, inseri esta foto que espelhava o casamento dos meus queridos e saudosos Pais,  realizado em Santo António do Zaire, Cabinda (Angola), há  perto  de cem anos, tendo sido  Padrinho de casamentro, o General Norton de Matos. Junto à escadaria, de pé, os meus saudosos e queridos Avós (Pais da Noiva), Helena e Joaquim Carmo Ferreira, ambos perpetuam junto de  Deus, há longos anos.


Deste feliz enlace matrimonial, vieram depois ao Mundo, dois ricos "filhotes", que tiveram a felicidade de conviverem, em território angolano, com os seus progenitores, até altura em que a Adorada Mãe (Maria Helena) faleceu em Luanda, tinha eu, então, cinco anos de idade e  o meu irmãozinho três anos. Presentemente estou a caminho dos noventa anos de idade, e o meu saudoso irmão (José Duarte) completaria igualmente, oitenta e poucos anos, se não tivesse sido chamado, há bem  pouco tempo, em Luanda, para junto de Deus, no Céu Eterno

É em homenagem a este querido e saudoso irmão, sepultado em solo angolano, na capital, Luanda, que em saudoso e terno pensamento agora o acompanho, dada a  recente visita a Olhão do filho Zé Duarte (o mesmo nome do Pai),portanto meu sobrinho (quase que o vi nascer) que me relatará, com mais precisão, os ultimos  momentos vividos  pelo  meu falecido irmão, José Duarte. que deixei de ver, após a sua partida, por via aérea, de Portugal a caminho de Luanda, há alguns anos, sendo eterno  o último abraço que trocámos no aeroporto de Faro, no Algarve.

Os dois maninhos, José Duarte (à esquerda) e o Armando José (à direita),  fotografados há longos  anos, em Luanda.(Angola).         

      
 O Armando nasceu em Luanda (Angola) e o José Duarte em Vila Henrique de Carvalho, norte de Angola. A diferença de idades situa-se nos dois anos.



O Armando (Mandinho) e o José Duarte (Zé Bate) jogando ao peão, Cabinda.

Pais, Tios, Tias, Pequerruchos (Família Unida), em Angola

Mãe,  Maria Helena - Descansa em Paz - Luanda.

Já  crescidinhos. Jardim caseiro - Luanda

O Zé Bate, graduado da Mocidade Portuguesa - Luanda (a seu lado o Óscar, na fotob da direita)
Eu (autor deste programa) juntamente com o irmão, Zé Bate, na foz do  rio Cuanza, exibindo a pescaria dos  pargos e garoupas, no século passado ... que saudades !
     
      

A Nini, a Alvarina e o Zé Bate com o filhote Zézinho ao colo - Luanda.

...e o Zezinho,  agora, Zezão !.
O Zé Bate e o seu inseparável papagaio...
                       


As últimas fotografias enviadas de Angola, mostrando o meu irmão, José Duarte (Zé Bate), no Morro da Lua, distante cerca de 40 quilómetros de Luanda, com o seu jeep e a sua bengalinha de estimação....
 .
   
É neste velho e "bolorento" album que  continuam resguardadas centenas de fotografias que  recordam momentos felizes do passado, com progenitores, alguns ainda vivos, e outros tantos ja no Céu. Eterno !....
***************

Estas imagens espelham alguns momentos vividos no passado; teremos no amanhã, ligeira  recordação de momentos, tanto felizes como dolorosos, que o tempo vai ceifando...


Olhão, sexta-feira, 10 de Outubro de 2014. Dia chuvoso... mas esperam-se, ainda, neste tempo já outonal, dias muito solarengos e quentinhos... É o Algarve...

Tá?!..

Sem comentários:

Enviar um comentário