domingo, 5 de outubro de 2014

O clarim, com o som da SAUDADE !...

Domingo, 5 de Outubro de 2014. Após e emissão da Missa, pela RTP1, que acompanhei durante esta clara manhã,.  no meu cantinho, onde  repousa  o  inseparável   computador,  seguiu-se-se a reportagem sobre a cerimónia relativa à implantação da Republica, através da qual, Sua Excelência o Senhor Presidente da República, Dr. Anibal  Cavaco Silva, anunciou que o 5 de Outubro próximo já será considerado Feriado Nacional.

Esvaziado o interior do encaixe cerebral, após ter desligado o televisor no momento  em que se iniciava o periodo preenchido por  repetitivos e "chatos"  reclames   de propaganda comercial,   um "tenebroso" silêncio invadiu-me  a massa cinzenta. E daí, procurei algo  que me entretesse. Foi então que , vasculhando uma prateleira repleta de albuns  fotográficos,lancei mão, ao acaso, de um pequeno e "fragmentado" caderno,  que me fez  recordar lembranças de um passado, que jamais voltará a suceder, pois já cá cantam perto de noventa anos de permanencia neste agitado  Globo Terrestre.

E, logo ao desfolhar a primeira folha,  preso com alfinete, dei conta  que tres fotos me vieram recordar deliciosos momentos, vividos em África, (Angola - terra da minha naturalidade) quando ainda tinha pernas e forças para percorrer 100 kms. em estrada não asfaltada, afim de, com uma cana de pesca,   deslocar-me a foz do Rio Cuanza, para a pratica de um desporto, que consistia  que  com um anzol, chegava a capturar peixes com dezenas e dezenas  de quilos de  peso, cada "peixinho"...

Foz do caudaloso Rio Cuanza- perto da Muxima- Angola.

Cheguei a pescar pargos, como estes,  com 80 quilos cada um.. (Pesca desportiva)..

Foz do Rio Cuanza - Foi com esta cana de pesca que,  juntamento com o meu  saudoso Irmão (já falecido), consegui pescar  numa manhã, estes peixinhos, que, distribuíamos  gratuitamente pelos vizinhos, apos o nosso  regresso a Luanda, onde residiamos, na altura.... há muitos e muitos  anos, portanto !
Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário