terça-feira, 28 de outubro de 2014

Ai as idades... as idades ....


                                        * 28 de Outubro - D. M. da 3ª idade *

No   Borda d`Água do corrente ano , 2014,  está assinalado  como sendo  o  28 de Outubro,  o dia Mundial   da   Terceira Idade.

Por leitura extraída de uma publicação na Internet,  vem descrito que o Dia Mundial da Terceira Idade foi proclamado pelas Nações  Unidas como forma de chamar a atenção  da sociedade para a sua população idosa.

Acrescenta ainda que,  segundo o geriatra Jardim Ramos, as pessoas não devem viver angustiadas com os anos ( que  têm) não devendo ser um peso, mas um trunfo.
Jardim Ramos relembra o papel activo que ainda desempenham muitos idosos na nossa sociedade.

Saliente, o distinto geriatra,  que aos idosos , de hoje,  é necessário reconhecer-lhes, igualmente, o seu papel como agentes de equilibrio de relações afectivas no seio familiar.  São,  muitas das vezes, o motivo da troca de saberes e experiências intra e inter-familiares,  tornando-se fundamentais para a transmissão de valores e culturas, permitindo-lhes a sua continuidade.

Pois são  grandes lições desta natureza, que deveriam estar sempre presentes,  no cérebro  de todo o Pessoal,  que hoje labuta pela sobrevivência durante  todo o período que a propria Natureza virá , futuramente,  a formalizar.

Em obediência aos condicionalismos que  sustentarão uma resistência ao que nos resta "construir" até que os  sinos dobrem, à nossa entrada no campo da Verdade,   a que todos nós recorremos,  é o recurso à medicina que nos permite ainda alguma luta por uma ténue sorevivência, por vezes, até limitado  a poucos mais  dias...

Saboreei boas e más contigências ocorridas  ao longo do percurso de vida , pela luta de ideais  próprios, que  remanseceram  nos meus ..10, 20, 30, 40, 50, 60, 70, 80 aniversários, pelo que não sei o que me espera, agora, que caminho para os 90 (noventa)  anos  finais....

Contudo,  dou Graças a Deus, por, a despeito das encruzilhadas ocorridas no passado,  ainda me dou por muito satisfeito por ainda ter a capacidade de alinhavar  blogs, como êste,  e, com o recurso  da minha velha máquina de  filmar, ir aproveitando algumas boleias, que me são oferecidas,  e colher imagens espectaculares ,  de um Portugal, que até muitos Portugueses desconhecem poder existir neste nosso  " Torrão Natal, à beira-mar plantado ", de encantar.

Mas há condicionalismos proprios que a natureza impõe:  a capacidade de deslocação, visibilidade, resistência,  auditiva, e outros pequenos "dó-dois", já não são as mesmas como as dos anos anteriormente anunciados. 

Há momentos na vida,  em que a nossa  resistência física, para podermos  continuar  galgar  a escadaria que ainda temos pela frente,  é acompanhada e orientada por competente Pessoal Médico, que nos "impõe", para  termos sucesso,  o uso de medicamentos   adequados, e sistemas de vigilância "corporal", através de instrumentos, cuja aplicação  nos fazem lembrar um  guerra fria entre  o Polo Norte e o Polo Sul...Reparem só nestes instrumentos  clínicos com os quais somos obrigados   a dormir ,  toda a santa  noite,  colados ao nosso corpinho...


                                      Aparelhos com os quais dormi toda a noite colados  ao corpo...
Instrumentos médicos para pesquiza de eventuais  origens de outros males.


Bem, por esta ordem de idéias, e  para  salvaguarda  dos corações que ainda batam ao atingirmos a  Quarta  Idade,  só um "Caterpillar" é que nos poderá pôr a salvo da aproximação de uma  Quinta Idade!....

Tá?! ( sem maldade ...)

Sem comentários:

Enviar um comentário