sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Fronteiras à ignorância !....



Fiz esta foto-montagem, para  exprimir o que vai na alma  deste "Velho do Restelo Grisalho!", quando se sente "marginalizado" ao ler as noticias (com fotos), que vêm inseridas em páginas de jornais que são emitidos na zona algarvia, neste caso em Olhão, que reflectem actos e acontecimentos, de índole históricos, sobre os quais só teve conhecimento aquando da aquisição, na banca, destas publicações.











A pena escura, bem exprime a mágoa e tristeza que sente, por se sentir isolado e um tanto marginalizado, devido ao silenciamento e desconhecimento em que estas manifestações se operam, entre boa gente com a qual me cruzo, quando me desloco nos passeios da rua, curvado e, a passo e passo, apoiado na muleta (bengala), dou a minha voltinha para espairecer e não enlouquecer, motivado pela solidão que me afecta, quando a partir do momento em que a Mulher que Mais Amei na Vida, com quem casei há mais de sessenta anos, partiu para o Céu, apoiada por Deus, e Descansa agora em Paz.
Relatam os jornais que "Olhão foi durante dez dias a capital da cultura do Algarve", de onde extraí as imagens ao lado.

Tive oportunidade de estar presente  na conferência de Imprensa que serviu de apresentação para este evento,  a segunda edição do encontro internacional poesia a sul.  Na ocasião estavam presentes os Dignitários   da Câmara Municipal de Olhão e mais uns quantos nobres da Edilidade. Para além destas personalidades,  estavam cerca de uma dezena de Pessoas,  ao que me foi dado a entender,  a maioria,  representantes da comunicação social. Público,  o verdadeiro Público, aquele a quem a iniciativa se destinava,  nem vê-lo.  Porque será ? Provavelmente porque não sabiam o que ali se estava a passar.

Quanto ao encontro de poesia propriamente dito, o jornal "Brisas do Sul" publica algumas fotografias. Nestas podemos ver o seguinte:
  • Na  sessão inaugural,   no Salão Nobre dos  Paços do Conselho, muita gente. Mas pergunto: Estariam lá para ouvir  falar de poesia ou para, aproveitando a oportunidade,  protestar contraa demolição das casas nas ilhas Barreira ?
  • Noutras imagens vemos os poetas e declamadores a lerem a sua poesia nos diversos espaços. Numa das legendas pode ler-se "Poesia [...]  de poetas para poetas  escritores".
Sem querer colocar em causa o mérito e o sucesso do acontecimento,  pergunto qual terá sido  o impacto junto dos olhanenses. Foi,  este encontro de poetas e poesia,  capaz de cativar quem não conhecia ou gostava de poesia ?

Mas pronto,  são estes eventos que podem colocar Olhão e o  Algarve na rota da cultura, num País, Portugal,   e numa região,  o Algarve,  onde frequentemente as pessoas se queixam de que não existem eventos culturais. Pois bem,  até domingo, dia 30,  ainda estão a tempo de ouvir uns quantos poemas.

Tá?!...

P. S. - Não se esqueçam é que na madrugada de sábado para domingo, ou  seja,  de 29 para 30 de outubro,  muda a hora,  pelo que,  antes de irem para a caminha no próximo sábado deverão atrasar os relógios sessenta minutos (1 hora,  para quem não sabe...). Sempre  é mais uma horinha na cama...

Sem comentários:

Enviar um comentário