segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Partilhando um bom sentimento, para com os da "Terceira Idade".


De regresso a casa, pela manhã chuvosa desta segunda-feira, 24 de Outubro, depois de ter tomado o meu carioca de limão, com meia torrada, no café "Kubbo", em Olhão, ao abrir a porta de acesso à entrada, e, como habitualmente, aproveito para dar uma espreitadela à caixa de correio, com o número do meu apartamento, dou logo de caras, com o único objecto que lá estava dentro, ou seja o jornal que fotocopio e cuja existência eu ignorava.

Já em casa, tendo o meu computador "à espera" que eu viesse a dar início aos meus habituais blogs, aproveitei um momento de descanso, para  iniciar a leitura deste "estranho" jornal, que me veio parar às mãos, pela primeira vez. E logo de imediato, comecei por dar atenção, lendo o que veio publicado na contra-capa, como Editorial, que me impressionou, como segue:


"Os idosos
        Actualmente, e devido à correria generalizada, muitas vezes não se dá a devida atenção às coisas mais importantes da nossa vida, como cuidar da família. Quando uma pessoa chega a uma idade mais avançada começa a enfrentar maiores dificuldades de várias ordem.
        Muitas pessoas começam a enfrentar problemas de locomoção, o que lhes retira qualidade de vida, bem como problemas de foro psicológico, que acabam muitas vezes por causar outros danos, não só em quem sofre com eles mas também em tudo o que está  à sua volta.
        Existem ainda outros problemas, tais como dificuldades de ordem financeira, uma vez que, as reformas  dos idosos são muito baixas, o que lhes retira bastante qualidade de vida.
        Muitos dos que chegam à chamada terceira idade, além de todas as dificuldades que já referi, têm ainda de conviver com o desprezo dos filhos, que muitas vezes apenas os vêem como um peso, ou como uma forma de lucrarem com as poupanças dos pais, fruto de uma vida inteira de trabalho.
       É muito triste ver um filho dar atenção aos seus velhos pais apenas visando  benefícios financeiros.
      Os velhos da nossa sociedade deveriam nesta altura receber atenção e ser respeitados, tanto pelo que deram à sociedade como pelo que deram à família, mas o que se vê é exactamente o contrário. 
      Por isso, quem já está na terceira idade, ou quem está a chegar perto dessa fase da sua vida, deve procurar envelhecer de forma saudável, mantendo a mente e o corpo sãos.
      Estas pessoas deviam receber mais atenção, pois a sua experiência deveria ser melhor aproveitada, transmitindo aos mais novos grandes lições de vida,  evitando até que estes enfrentassem problemas e dificuldades na sua vida adulta."
Subscreve este artigo quem  assina assim.."Tenha uma boa leitura".

*******************

Eu, como  "Velho do Restelo Grisalho", que dentro de  pouco tempos completará 90 (noventa) anos de idade, se Deus quiser, subscrevo, por inteiro o que acima "retransmiti" do que vem publicado no   tal jornal, surgido, "à queima  roupa  e  à última hora".... mas muito bem-vindo  !...



Para além do mais, andam-se a discutir, governamentalmente, ninharias como 2 euros, 4 euros, 6 ou 10 euros, para que sejam os "acréscimos", que os desgraçados dos pensionistas, venham a ter, como  adicionais, por mês,às suas pequenas pensões de reforma.   Chega, até, a ser ridículo, face ao que se pensa virem a ser "aumentados" os Grandes, que , comparativamente, virão a ter direitos, que como a televisão diz. serem os  Mandões... DDT-Donos Disto Tudo"....

Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário