quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Santa ignorância...

Ao meu lado está alguém que nos últimos oito anos,  praticamente de forma ininterrupta,  tem dedicado a sua vida a ensinar,  a esclarecer dúvidas,  a orientar o estudo. Umas vezes melhor,  outras vezes nem por isso, as coisas têm  vindo a decorrer dentro de uma certa normalidade.  No entanto,  tem vindo,  esta Pessoa,  a verificar uma maior ocorrência de "desconhecimentos" outrora considerados impensáveis. De tais fenómenos tem sido,  amiúde,  aqui feito  eco. Hoje há novidades.

Conta-me este meu Amigo que ao questionar uma jovem aluna do nono ano, mas que  por via de ter já chumbado dois anos frequenta,  na verdade, a Escola há onze anos,  quanto a um  exercício sobre movimento, velocidades,  distâncias,  tempo,  esta  Aluna terá mostrado completa ignorância quanto à utilização  de unidades como metro ou segundos. Aparentemente   tal Jovem nunca cronometrou  qualquer actividade,  desconhecendo  mesmo  o que é um cronómetro. Também terá demonstrado dificuldades quando questionada quanto à duração,  em  dias,  de um ano, ou quantos segundos há num minuto. Ainda,  recorreu à máquina de calcular para efectuar cálculos como 7 - 0 (sete menos zero).  Como é isto possível ? Onde estavam os Pais desta Jovem quando foi  altura de a ensinar a ver as horas,  a entender o valor do tempo, a compreender o conceito de distância e a sua relação com o tempo ? Que é feito daqueles ensinamentos que só um Pai ou uma Mãe podem transmitir ?

Aos Professores cabe ensinar e educar,  mas tal função só chegará a completar-se quando também os Progenitores  se envolverem no processo. E para tal, não são necessários cursos nem grandes recursos, apenas vontade,   senso comum e sentido de responsabilidade. Tudo isto parece ser cada vez mais raro... Se alguém souber porquê,  que se chegue à frente.

Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário