sábado, 15 de outubro de 2016

Lutando contra as marginalizações, quando se chega a velho !...

De  forma alguma não é  no sentido  de  pretender  desrespeitar a dignidade de  quem quer  que seja, mas  tão somente exteriorizar  o que sente um  "Velho do  Restelo Grisalho", quando convidado a  participar numa conferência, se sente  algo  marginalizado, por a sua voz não ter sido  convidada  a pronunciar o que lhe vai na alma efervescente...

Pretendia este "bloguista", na reunião,  fazer uma ligeira referencia,  a edição de um livro, que no momento em que escrevo, de autoria de José António  Saraiva,  e que  se encontra esgotado na banca em que  procurei uma segunda via, que reproduzo nesta foto::-


 Contudo, por  uma questão de respeitabilidade, venho aqui  divulgar, agora,  a questão que  pretendia   que  pudesse vir  a ser apreciada, na dita "conferência de imprensa" ,  silenciada por falta de oportunidade de apresentação. Era o seguinte:

Em Março, salvo erro, por via "bloguista",  emiti uma "carta aberta" dirigida a sua Santidade o Papa Francisco, sugerindo que nos fizesse uma visita aquando das  comemorações do Aparecimento de Fátima..  Mais tarde,   vim a ter a alegria de saber que sua Santidade, visitará Portugal, em 13 de Maio de 2017.





Porém,  há bem  pouco tempo,tive conhecimento que  um " anónimo", em relação a este pedido,    alinhavou -me  o seguinte comentário. que reproduzo:_


"Comentários:

"Anónimo 13 de Outubro de 2016 às 16:11

"que aldrabice isso da fátima é tudo uma aldrabice  da igreja   para sacar dinheiro aos desgraçados que por lá vão e deixam dinheirinho acreditando  nas história da carochinha. milagres ? desde que a minha família morreu a caminho de fátima para agradecer a santa que deixei de acreditar nessas histórias  de contos de fada  é tudo um negócio e mais nada"..."

São palavras  bastante cruéis que foram  dirigidas a quem fez um programa, na Internet,  enaltecendo o fenómeno da aparição da Santa no dia 13  de  Maio de 1917, na cova da Iria.

Esta era a  minha intenção de pretender  dialogar com  os Ocupantes da Mesa, na tal reunião, que não consegui, pois entendo que está seriamente ferida, por acusação,  a crença que  todos Nós depositamos na Virgem Santíssima, em nos proteger, e livrar-nos , até, de uma eventual  Terceira Guerra Mundial.

Publicado na internet,


Face à gravidade que possa vir a surgir, neste campo de graves hostilidades e de ódios,  entendi  responder ao comentador do meu programa, nos seguintes termos:

..."Caro  anónimo,  lamento imenso a sua perda. É daquelas partidas que o destino gosta de nos pregar e que nos fazem sentir pequenos e inúteis numa vida sem sentido. Encare o que aconteceu como um teste á sua força e à sua Fé,  um teste que depois de superado trará uma força e uma Fé redobradas. Acredite, confie e será recompensado.

Nunca por nunca devemos  desrespeitar a  crença dos outros, ainda para mais quando essa é uma crença com a força de milhões.".

Eu sou um  Crente em Nossa Senhora.  Analisem, o seguinte, que sucedeu quando eu  ainda era joveme aos fins-de-semana, com a minha Saudosa Esposa, Alvarina  Teresa, metia-me no meu barquito, e íamos à pesca no caudaloso rio Cuanza, em Angola...

Eu, por exemplo, pude sentir a mão acolhedora de Nossa Senhora de Fátima quando, há muitos anos atrás, durante uma pescaria dentro do barco com a minha saudosa Mulher, no grande rio Cuanza, a sessenta quilómetros de Luanda,- Angola-, fomos salvos de morrer afogados quando o motor do barco onde seguíamos ficou mudo, deixando a embarcação à deriva em direcção a mar alto
.
Eis senão, quando minha  Mulher apelou à Virgem Maria, acto contínuo, pude sentir uma força,  até então  inexistente, a empurrar  o barquito em direcção a terra.  Acredito, piamente, na intervenção divina de Nossa Senhora de Fátima, que nesse dia decidiu interceder em nosso favor, e fomos salvos de uma morte horrenda, na  foz do rio...

No dia seguinte, dirigimo-nos ao altar da Igreja, e rezamos perante a Virgem Santíssima, por nos permitir a continuidade do acolhimento por parte dos Filhos e restante Família.

Nossa Senhora de Fátima.


Esta  estatueta, e embora muitos não acreditem,  tem já uma existência de perto de 100 anos !

Historiando:... Certo dia,  e pelo o que me relataram  meus Avós, e Tios ( todos já falecidos),  sofreu uma queda em que ficou estilhaçada em bocadinhos,  cujos estilhaços , que fui guardando, ao longo dos anos, por crença religiosa,  permaneceram, sempre,   em locais muito  silenciados.

Nesta cidade de Olhão, uma Senhora  detentora de uma Empresa especializada,   acedeu ao meu pedido de  tentar recompor  esta Estatueta, que esteve desmantelada, muitos anos, e... lá conseguiu o "milagre" de, pacientemente,  de a reconstituir,   e que, ficará, enquanto eu for vivo,  neste "altar",  que significará  a  crença em que Nela depositamos, de nos salvaguardar, a Todos Nós,  das  horrorosas  tempestades e  em que só nos lembramos Dela quando troveja.

Escritório....


.A seguir: fotos que nos  lembram os  saudosos dias festivos, vividos em Angola, (terra da minha naturalidade), antes de termos  sido forçosamente "exilados", mercê da "Exemplar Descolonização"!...




 
O Autor, ainda jovem - agora com 88 anos..



Alvarina e  os Filhos, Ana Paula e  Álvaro Manuel.



No rio Cuanza- pescas...

Oh tempo, volta para trás...ok ?

Tá?!...

Nota final -17/10/2016 -  Foi-me  impedido  partilhar,   no facebook,  posteriormente,  uma ligeira   correcção, a um texto inserido neste programa. provavelmente por razões técnicas, a solucionar.. Corrigido- ok.

Sem comentários:

Enviar um comentário