terça-feira, 25 de abril de 2017

O antes e o depois: a quem favoreceu verdadeiramente o 25 de Abril ?

Antes do 25 de Abril  era assim:

  • O Chefe de Estado,  António  de Oliveira Salazar, era a personificação do próprio Estado,  num regime em que o culto da personalidade assumia central  destaque. Salazar,  personificando o regime,  assumia as suas responsabilidades para o bem e para o mal.
  • O défice do Estado pura e simplesmente não existia,  sem que fosse necessário qualquer truque de engenharia económica e financeira. Efectivamente, o Estado,  ao contrário do que hoje  sucede,  apresentava lucro e  um crescimento sustentado da riqueza que,  a continuar até aos dias de hoje,  nos colocaria numa situação bem diferente.
  • Não havia incêndios florestais e a corrupção era algo impensável e combatida com mão de ferro por Salazar.
  • Existia a censura,  a PIDE controlava os movimentos de todos e havia leis absurdas como licença de porte e uso de isqueiro em espaço aberto. Em resumo,  nõ havia liberdade ou esta era muito limitada.
Gráfico retirado do Jornal Observador


Depois do 25 de  Abril:

  • Os Chefes do Estado e de Governo sucedem-se,  procurando capitalizar em seu benefício e do seu Partido a passagem mais ou menos efémera pela cadeira do poder,  deixando frequentemente para segundo plano os interesses públicos.
  • O défice e a dívida pública não param de aumentar,  apesar das tentativas para camuflar o facto. O crescimento da riqueza nacional praticamente estagnou. 
  • A corrupção,  incêndios florestais e criminalidade em geral aumentaram brutalmente. Vários políticos,  acusados de crime e até presos,  acabam libertados sem que nada aconteça. É quase  um  Estado de impunidade total !
  • Não existe censura,  polícia política e a liberdade é um facto. Mas de que serve essa liberdade se o seu exercício  conduz frequentemente ao vazio em que a sensação é de que falamos,  debatemos mas nada fazemos porque ninguém nos ouve...
São  estas   apenas algumas diferenças. Ficamos cada vez mais com a sensação de que isto do 25 de Abril não passou de um grande embuste com vista a favorecer uns quantos iluminados   que alegremente alternam,  quais mulheres  da vida num bar  de alterne...

Tá?!...

1 comentário:

  1. Foram os efeitos da Abrilada!...

    https://www.youtube.com/watch?v=KhBAT6_ex3E

    ResponderEliminar