domingo, 16 de abril de 2017

Crucificação de Jesus Cristo ...

Sinto-me subordinado a uma  estranha perspectiva, na medida em que o  filme há dias transmitido pela RTP, sob o titulo  Maria. motivou-me  uma sensibilidade de tal ordem, quereceio até vir a ser incorrectamente  interpretado, por parte de dignos  Leitores  que, eventualmente,  virão  a não gostar do que eu  aqui  escrevo....

O filme mexeu-me cá com os meus "pirolitos",  porque  as suas imagens conduziram-me a um dado histórico  passado   ao longo  da minha vida ,  em que , por volta dos  meus  oito anos. de idade, era submetido a um tipo de educação ,  ligeiramente, diferente da que hoje é  introduzida na Juventude.

Residia, eu  na altura, em  Carnide (Lisboa) -  No Largo da Luz,, numa   pequena  área  de um Palacete,  ali existente,  depois de ter vindo de África, Luanda (terra onde nasci) , após o falecimento da minha saudosa e querida  Mãe,  Maria Helena,  e em que  passei a ficar subordinado a uma distinta educação que me  começou a ser imputada pela minha  saudosissima  Avózinha , Helena ,  que hoje  descansa eternamente num Cemitério, em Lisboa

O sistema de instrução, tanto religioso como  cívico. compaginava-se, sempre,  com  uma honrada e exemplar conduta de comportamentos  e atitudes exercidas inter-familiarmente em que a minha  principal  educadora, Avozinha,  Helena,   foi   uma  santa  Rainha...

Por inspiração do que tive  o ensejo de acompanhar   o tal filme Maria , exibido pela  RTP,  realço o seguinte  período: que me emocionou.

Maria,  Mãe  de Deus,  em determinada  altura,  - segundo  reporta o filme - foi barbaramente acusada de uma   pratica  contraria  as princípios religiosos, e, por isso fora alvo, injustamente , de ameaça de pedras por parte de " revoltosos", para a matar.  Todavia,  houve quem, no meio de toda a turbilhão, se opuzesse a este acto criminoso, e pronunciou...  "De entre Vós, haja  quem  lhe atire a primeira pedra,   que se sinta isento,   por nunca  ter cometido  qualquer tipo de acção violenta ou  indigna "

De imediato, todos os "revoltosos" sentiram a  "verdade"  desta insinuação;  por isso  o chão  ficou cheio das pedras,  atirada para o chão,  que  estiveram nas  mãos dos criminosos, e nenhuma delas  atingiu ... Maria., que  saiu sã e salva de tanta maliciosa  crueldade.


Maria ia sendo vitima de um injusto ataque mortífero
 De seguida,  estão extraídas imagens , incluídas no filme,  que dão conta dos crimes praticados contra Jesus Cristo, que  O levou a Sua Crucificação...





















A Vida de Jesus Cristo (filme)...


Pois já  lá vão  mais  de meia centena de anos, que  na  memória deste "Velho do Restelo Grisalho", com perto  de 90 anos de idade,  ainda persistem as  antigas  Lições, que,  neste género,  a Avozinha, Helena,  lhe dera , quando era ainda   menimo e moço.

Tá?!...

..




Sem comentários:

Enviar um comentário