quinta-feira, 6 de abril de 2017

Seja a melhor versão de Si, seja um católico de verdade.

... E Nossa Senhora acrescentou:

"Rezem o terço todos os dias para alcançarem a paz para o  mundo e o fim da guerra ".
                     
Eis o que é o terço, para a reza.


É o que vem relatado no livro "Fátima - Mensagem de tragédia  ou de esperança ? Com a terceira parte do Segredo"


Nas  celebrações que em 13 de Maio se realizam, com dedicação à Virgem Santíssima, em Fátima, é impressionante o número de Fieis que, em oração, estão voltadas para a Santa Imagem,  dirigindo preces religiosas à Santa, orando pela Paz e Fraternidade entre os Povos deste Globo Terrestre.

Lembro-me, que já a minha saudosa Avozinha, que Deus tenha, quando na altura era quem substituira a minha falecida Mãe, com o terço entre as suas mãos, rezava as Avés Marias, Padres Nossos, e outro quejandos, seguindo as normas e regras impostas pelos Terços, que lhe levariam pelos menos um minuto e mais alguns segundos, até concluir a regra do rezo do Terço.

Imagino, agora, se entre os tais milhões de Fieis, nesta manifestação religiosa, cumprem rezar e orar o Terço como deve ser ? No entanto, os lenços brancos manifestado no momento em que se despedem de Nossa Senhora,  um sentimento de gratidão pode não passar de  fogo de vista,  uma espécie de fachada reluzente que esconde  ignorância do que é ser cristão e cumprir com os  desígnios da  religião,  seguir os  rituais que conduzem a um estado de graça a que apenas o verdadeiro cristão pode  aspirar.  Quantos conseguirão tomar nas suas mãos o Sagrado Rosário e colocar nas mãos de Deus a expressão da sua Fé ?

Poderia estar aqui a explicar como fazê-lo,  mas,  porque uma imagem vale mais que mil palavras,  decidi  pesquisar um pouco e pude encontrar um simpático padre  brasileiro  que, no português açucarado das terras de Vera Cruz, explica detalhadamente como rezar o terço, mais concretamente o terço dos Mistérios Dolorosos,  próprio da Quaresma,  período que atravessamos,  e que celebra a Dor de Cristo a caminho da Crucificação. Mais uma vez,  procurando apenas fazer o bem,  o "Velho Luandense"  presta um Serviço Público de educação para  um Mundo melhor.


Agora que se aproxima a visita de Sua Santidade Papa Francisco,  é uma boa oportunidade para mostrar  ao Santo Padre a  Literacia e Formação Religiosas que devem caracterizar um pouco  amante de Deus e respeitador dos Seus Mandamentos. Que não seja apenas uma oportunidade  para tirar uma fotografia  bonita ou para ganhar uns quantos milhares de Euros à  custa da Fé ingénua,  fazendo conta  das notícias que vêm informando  haver quem arrende o espaço da varanda da sua casa  a troco de milhares de Euros.

É tempo de reflectir naquilo que andamos para aqui a fazer. Aproveitem,  pois,  a lição do Sr. Padre, aprendam a rezar o terço, pois só quem é capaz de alcançar a Paz interior e terminar guerras com quem o rodeia,  poderá algum dia aspirar  ao cumprimento   dos preceitos divinos e, de Boa Fé,  contribuir também para a PAZ no Mundo e para o fim das guerras entre os homens.

Tá?!...

1 comentário:

  1. As Pessoas idosas, sempre foram fieis a este divino mandamento.Haja o maior respeito pelos sagrados "Séniors", pois são merecedores da maior estima por parte da Gente Nova. O Mundo deve-lhes muito, e são eles os que guardam nos seus coraçõeS o SILÊNCIO DOS BONS ...

    ResponderEliminar