quinta-feira, 27 de abril de 2017

O convívio entre Bancários "enxutados" de Angola, não morre...

Este convívio  que foi igual como os outros realizados em anos anteriores,  destina-se a celebrar a Amizade e a lembrar, com saudade,  o período da nossa vida passado em Angola, a trabalhar,  exemplarmente,  no BANCO TOTTA-STANDARD DE ANGOLA

Segundo palavras do ex-Colega, Dr. Coutinho Ribeiro, que foi digno e exemplar funcionário superior, desta Instituição Bancária, até aos últimos dias em que o Banco foi considerado "falecido", pelo que, com todo o respeito, são agora por mim plagiadas, pelo que repito o que Ele escreve, em data anterior

"O Banco Totta-Standard de Angola, nasceu no dia 26/8/66, e teve menos de dez anos de vida plena, pois durante o ano de 1975, na sequência do descalabro da economia angolana que continuamente se agravava, acabou intervencionado pelo  Governo de Transição em 14/8/1975  e não recuperou mais,  continuando a definhar,  até  entrar em  "coma induzido", confinado a uma sala no Banco de Angola, onde julgo já morreu, em data não divulgada"

"Depois a forma abrupta, e anormalmente  rápida, como tudo ruiu, deixou em nós um  sentimento de falta, difícil de ultrapassar, uma espécie de luto inacabado, como acontece quando não se  encontra o corpo do defunto, e que leva, contra todas as expectativas a não dar o assunto por encerrado.  E por isso aqui estamos mais uma vez, para  dizer  que ainda esta vivo o sentimento que nos animava, e reafirmar que não foi por nós,, que o fim, foi aquele que  foi !.

Já agora, um pormenor sucedido comigo, pouco antes da independencia de Angola.  Adoeci e tive que me deslocar a Portugal, com urgência, pois na data não havia médicos adequados,e em consequência disso , tive que responder a uma carta que me foi enviada pela  Gerência do Banco, pois estavam aflitos dada a minha provável  ausência, como responsável de toda a  contabilidade do Banco, num altura em que a ninha comparticipação  era-lhes  inevitável.

Reproduzo  carta e resposta trocadas com a Direcção Bancária.



Agora analisem  bem o seguitne:

Como responsável do Sector contabilístico do Banco, e por terem ficado atónitos, houve quem  me consultara sobre  os seguintes números, pretendendo suas análises específicas,demonstrados no Balanço que submeti ao Estado.
 Exemplos: Saldo devedor da Carteira Comercial  (1 685.411.213$08).
    Conta Devedores e Credores (Saldo devedor: 342.969.614$09; Saldo Credor 238.405.475$64).
    Conta Depósitos à Ordem - Moeda Nacional (1.440.137.959$01).

Para melhor demonstração, publico (em duas parte da página), o Balancete que subscrevi em 30 de. Junho de 1972. Muitos outros foram por mim assinados, como responsável, sempre aceites  pelos respectivos Governo


Para finalizar... aufiro uma miserável pensão de "Reformado Bancário"... semelhante ao salário de um aprendiz da Banca. 
O Autor deste blog (Armando Baptista), de 89 anos de idade, nascido em Luanda (Angola), em determinada altura em que exercia a função de Chefe da Contabilidade  do  ex-Banco Totta-Standard de Angola, foi homenageado, pela sua exemplar conduta, na chefia exercida  no Banco, no qual foi protagonista na sua inauguração. e fundação. Chamam-me agora "Velho do Restelo Grisalho "

Tá?!.
..
Em  tempo... um pequeno pormenor, fruto da "Exemplar Descolonização"....

O Autor, Armando Baptista, deste blog, em certa altura  em que, em Angola, se agravava o descalabro da economia angolana, foi convidado pelo Governo de Transição a partilhar nas decisões  que se relacionassem com o exercício da  actividade bancária,  em curso, na nova  Angola.  Entretanto  adoeci repentinamente, e tive que dar conhecimento à Direcção do Banco, sobre a minha urgente deslocação a Lisboa, para tratamentos, Fui autorizado a deslocar-me a Lisboa, mas sem direitos a vencimentos ou quaisquer  outros pagamentos... Como tinha havido alterações em relação  ao exercício de chefia do Pessoal  bancário,  tendo como pano de fundo o partidarismo, e, em certa medida, a cor da pele - a negra - a carta que me foi dirigida veio assinada pelo meu contínuo (meu anterior subordinado bancário) eleito por  ser... negro !....

Tenho dito... e... noves  fora... nada !.(até dá para rir...) !...

Sem comentários:

Enviar um comentário