quinta-feira, 19 de abril de 2012

As "nossas" cegonhas...


Vou contar, provavelmente, desta vez mais pormenorizadamente, uma história  acerca de umas "vizinhas" cegonhas, que, por razões que adiante se explicarão, foram obrigadas a partir, para parte incerta.

Havia nesta zona olhanense, em tempos idos, um campo de futebol, ao qual, quase paredes meias, existia uma fábrica de produtos alimentares, na altura já desactivada, cuja chaminé dizia-se que era a única  quadrada no País.

No topo dessa chaminé, habitavam umas cegonhas, que, com o tempo, acabaram de dar à luz novos filhotes.

Desde a minha juventude,  tive sempre o gosto pela fotografia, e,  filmagens e, por isso, reuni uma colecção de  imagens, algumas históricas, como a que fiz em Nova York aquando da construção das tristemente célebres Torre Gémeas, destruídas, como reza a historia.

"Catapultado", por razões de saúde, para a  condição de reformado e caído de "pára-quedas" (passe a expressão) nesta  acolhedora cidade de Olhão, continuei a ter o mesmo  prazer  em colher  belas imagens, ao gosto de muitos  apreciadores.

Foi assim que, com a minha rudimentar  maquina  de filmar ,que, certo dia, apreciando o voo das cegonhas, reparei na aproximação de um potente "Caterpillar", que aproximando-se lentamente da base da dita chaminé. iniciara um movimento que denunciava o derrube da mesma, mesmo com as cegonha no seu ninho! Despertou-me essa curiosidade e... truz, toca de filmar, ingenuamente, a acção demolidora pela dita  potente máquina.

Mais. tarde  um  Amigo, que até era advogado, a quem mostrei as filmagens colhidas, como amador que sou, surpreendeu-me com a seguinte afirmação: "olha lá, tu filmaste um crime...!"; "Eu ... ?",  respondi, que não faço mal a uma mosca e quando atravesso um carreiro de formigas, afasto-me para as não molestar, ia agora filmar um acto que abomino?!!!

E passou-se um dia, até que o telefone de casa tocou... era uma chamada de um posto da GNR, de Faro, a fim de lhes facultar um video onde gravara uma filmagem de uma chaminé derrubada com ninhos de aves no topo.

Assim, cumpri, de imediato com a ordem recebida telefonicamente, e, foi então que, na secção  do referido posto da GNR, que me esclareceram, que destruir ninhos de cegonha era proibido por Lei e que iriam accionar  o autor (ou autores ) do acontecimento, ingenuamente, filmado por um velho amador, como eu!

Sem comentários:

Enviar um comentário