domingo, 22 de abril de 2012

... visões do passado beligerante...



No longo percurso de uma sangrenta guerra mundial, eclodida em 40, que vitimou milhares e milhares  de pessoas, Portugal, FELIZMENTE,  não veio a  intervir, directamente, no sangrento  conflito , mas  veio  a sofrer consequências  provenientes  do desentendimento entre os  poderosos  beligerantes.

Portugal, nessa  data,  hasteava a sua bandeira  Nacional, , todos os dias, as 8 horas, em todos os estabelecimentos militares. radicados em Angola, Moçambique, Guiné, Macau.  S.. Tomé e Principe e India.

 Por exemplo, a troca de toda correspondência, entre  a chamada Metrópole e as Colónias  em  África, que era regra geral transportada por via marítima, tinha que ser submetida, antes da entrega aos destinatários, a uma rigorosa Censura, que era sediada  na, então, África do Sul

Um dos cartões acima, até,  foi entregue ao destinatário com uma mancha  acizentada, provavelmente provocada pelo  sistema de verificação do conteúdo dos  envelopes.

O que causava grande transtorno, e contrariedades, era a demora  que a correspondência, por isso, levava a ser   entregue  aos seus destinatários, POR VEZES  (3) TRÊS  MESES...

....era a guerra ...

Sem comentários:

Enviar um comentário