sábado, 27 de setembro de 2014

Como a história infantil do Leão Moribundo...

Documentação de trabalho diversa.
Palavras recentes de uma figura pública trouxeram-me à memória acontecimentos do passado que muito me marcaram.

Como já várias vezes tive oportunidade de aqui referir,  orientei a minha vida profissional e pessoal segundo rígidos padrões de honestidade e transparência. Por tal fui várias vezes criticado,  chegando  inclusivé ao  cúmulo da ameaça de morte. Tal ocorreu como  consequência  do alerta que, há muitos anos, lancei,  por ocasião de uma Reunião Sindical,  de uma situação de quebra de sigílo bancário com contornos de procedimento desonesto. Esta denúncia teve fortes reacções por parte de alguns dos presentes,  que insinuaram que tal assunto  seria melhor ser mantido em segredo e que a minha atitude poderia ter consequências  a nivel pessoal,  chegando a  colocar em causa a minha própria vida.

Tudo isto teve grande resultado  no meu estado de saúde. Perante tais ameaças o sistema nervoso entrou em colapso,  tendo até sido necessário chamar os serviços de emergência médica por via do então 115. Fui então transportado ao Hospital onde recebi adequado tratamento médico.

Ainda  regressei  às minhas funções,  mas sem as forças e a motivação por via do medo  que resultou das referidas ameaças e de eventuais consequências pessoais e familiares.

O meu desempenho  exemplar foi visto como algo contranatura, até mesmo indesejável. Senti-me como um leão moribundo, escorraçado depois de anos e anos a defender aqueles que da sua defesa dependiam. Cheguei à conclusão que não vale a pena ser bom, tal é apenas valorizado na forma de uma consciência tranquila e sabedora de que tudo fiz para o bem de quem em mim confiava.

Moribundo,  como o leão da história, imaginei-me a caminhar em direcção ao pôr do Sol da savana africana, deixando para trás os novos Senhores do bando, sedentos de poder e influência e que  viam no velho leão um obstáculo aos seus negros propósitos.

Em imagens,  que valem mais de mil palavras,  deixo mais um testemunho de tudo o que foi acima relatado...incluindo excertos de uma vida,   ja a caminho dos noventa anos...


Todo o historial encadernado em diversos volumes...
Até o burro lhe deu um coice...à hora da morte !


Tá?...

PS - Inspirado pela lenda do Leão Moribundo,  pisado  por todos, publiquei no facebook um  pequeno texto que passo a transcrever:

O leão velho.
De velho e enfermo jazia moribundo um leão que, em moço, havia sido o terror das brenhas. Apareceu um javali, e, para vingar-se da antiga injúria, deu-lhe com o focinho, e foi-se; após o javali veio um touro; seguiram-se outros animais e cada qual se desforrava a seu modo. O leão sofria calado. Veio por fim um burro, e deu-lhe um coice: o leão não pode conter-se: Até aqui sofri resignado, disse, e a quantos insultos recebia opunha a lembrança do que tinha sido outrora, quando até do meu rugido todos esses tremiam; mas agora tu também, tu miserável burro!... Isto é morrer duas vezes!
MORALIDADE: Quando a desgraça acomete um homem, não falta quem venha com ele ajustar contas: o homem nobre e infeliz tudo sofre resignado; há porém burro tão burro e tão vil, que torna impossível a resignação.




Sem comentários:

Enviar um comentário