terça-feira, 30 de setembro de 2014

Mensagem nova...- O Rei da Selva....

No tempo em que ainda  frequentava a quarta classe, no  início do nosso  ensino escolar,  estudavamos geografia, aritmética,  educação moral e civica, canto coral, história e, sobretudo a lingua portuguesa, que, na altura,  no livro escolar  desta disciplina (português), a matéria dada era sempre  cautelosamente ministrada por dignos Professores (e Professoras) que nos  obrigavam a decorar o inicio dos versos de Luis de  Camões, dos Lusíadas,  bem como historias e contos  de fábulas, pois não havia, na época, e talvez agora,  quem não conheça  a fábula do asno e do leão moribundo : quando o leão, temido e honrado até então por todos os animais, começou a perder forças, todas as bestas desataram a desrespeitá-lo, a provocá-o, a chamar-lhe nomes  a dar-lhe coices. Até o burro: até  o burro se atreveu a dar-lhe coices...

Eis a história, académica, em que por vezes se pretende comparar em casos em que surgem azos  em que trazem sempre outros azos consigo, traiçoeiramente...

...De velho e enfermo, jazia moribundo um velho leão que, em moço, havia sido o terror das brenhas. Apareceu um javali, e, para vingar-se da antiga injúria, deu-lhe com o focinho, e foi-se;  após o javali veio um touro; seguiram-se outros ferozes animais e cada qual se desforrava a seu modo. O leão sofria calado, e em silêncio. Veio por fim um burro, e deu-lhe um coice; o leão não pode conter-se. Até aqui sofri resignado, disse, e a quantos insultos recebia  opunha a lembrança do que tinha sido outrora, quando até do meu rugido todos esses tremiam; mas agora tu também, tu miserável burro ! Isto é morrer duas vezes !

Moral da história: Quando a desgraça acomete um homem,  não falta quem venha com ele ajustar contas; o homem nobre  e infeliz tudo sofre resignado; há porém burro tão burro e tão vil, que torna imposível a resignação..."

****************************

Recordei-me da fábula ... e porquê ???...

Felizmente, já a caminho dos noventa anos de idade,  e com  um  percurso de vida, sempre norteado pelos principios da honestidade e integridade,  tanto laboral como cívica, (documentalmente comprovado) , e agora,  em situação de recente viuvez, apos sessenta anos de feliz  convivio matrimonmial, tenho a percepção de que um quadro  desta natureza, não me virá  a  tocar  à porta.

Contudo, como já relatado em trabalho bloguista,  há longos anos atrás,  numa Assembleia Geral,  fui, após denúncia publica, ao microfone,  como Fiscalizador de Contas, e relativa a  uma grave  fraude  que descobri, ( relacionado com uma quebra grave  de sigílo bancário) dentro  da  função directiva  para que fora nomeado sindicalmente,  e legalmente eleito, cheguei, de imediato, a ser ameaçado de morte, por um  "azo" que se dizia ser colega  e amigo!.  Recorri-me, depois ao 115 que me deslocou ao Hospital.

Cartão de Delegado Congressista.


O  Rei da Selva...
 

 Tá...


Sem comentários:

Enviar um comentário