domingo, 14 de setembro de 2014

Vivam os perceves...

Portugal não tem petróleo, como Angola, (por enquanto...) mas possui outras  especialidades, tambem  muito raras, por vezes um tanto despercebidas, que acabam por surpreender, quando descobertas, pelos "investigadores de riquezas ",  fora da área petrolifera....

Refiro-me, evidentemente, a bens que a cada um lhe possam saber melhor  do que ao parceiro do lado, pois é muito vasto o poder de escolha e de preferência,  de nível  para  nível  de vivência ambiental.

Referiindo-me a um potencial extraordinário  que Portugal  dispõe , entre  rios, montanhas, praias, e outras  áreas, a riqueza marítima,  abarca  tantas qualidades de abundância de bens e materiais de valor, de que, a muitos,  lhes proporciona  momentos de grande satisfação  e euforia.

Acaba de me ser proporcionada uma ligeira distração, que consistiu numa visita numa localidade, em zona sul Algarvia, não muito distante da minha área de residência, e que produziu melhoras ao meu estado de saude, porque o isolamento doentio, também merece tratamentos desta natureza... ar puro !...

Foi então, que tive o ensejo de poder filmar, com a minha velha maquineta, mais um encanto que "este País à beira-mar plantado"- PORTUGAL, benefecia  para que portugueses e estrangeiros  passem momentos de boa disposição, e confraternização.....

O evento gracioso e colorido com que nos deparamos, ao  longo do percurso do nosso delicioso passeio, foi este:




Mensagem do Presidente da Associação dos Marisqueiros da Vila do Bispo e Costa Vicentina:

.."É com muita satisfação que me dirijo a todos os visitantes e amigos do 3º Festival do Perceve da Vila do Bispo e Costa Vicentina para que, todos juntos possamos festejar o Festival do Perceve,  com muita alegria,  muita música e, como não podia deixar de ser vom muitos perceves, o fantástico marisco texturado com sabor a mar.".

 
Prato com perceves.



Perceves

Prato com Perceves

Prato com perceves servido à mesa no Festival

 
À busca dos perceves...costa algarvia !




Trabalho foto ....






A arrelhada crava-se na rocha, olhos postos no mar.
Subitamente, os pés fogem falésia acima, com o impacto brutal da onda, com o mar a querer levá-lo... Na mão trazia uma pinha de perceves que guarda cuidadosamente no saco de rede que carrega à cintura.  O suor escorre-lhe pelo pescoço, apesar do frio que congela o corpo.

Aspectos gerais deste festejo....
                                                               Muita música,
                                                               Bailados (mais ou menos ...)
                                                               Orquestra,
                                                               Restaurante, com animada projecção cinematográfica.

No tempos da minha mocidade, quando vivia em Luanda (Angola), também colhiamos "perceves", que, com lagosta, caranguejos, camarão, etc. fazíamos grandes  almoçaradas.... com a velha Cuca.

Velhos e gloriosos tempos idos. Ausência, quase total, de corrupção!... éramos todos Filhos de Deus. ....

A batukada...


O Restaurante perto da Esplanada...


Sala com música e cinema...

A sala onde se serviam  os perceves...

Convívio... marisqueiro !

Notei grande afluência de Estrangeiros - com muito boa educação....

 Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário