sábado, 26 de novembro de 2016

ALERTA !..ALERTA ! ... mas... nada de desânimos !...

Fiquei um tanto  desanimado com o  pouco que  acabo de ler , logo nas primeiras páginas do livro que acabo de adquirir, numa das bancadas livreiras, desta cidade de Olhão,  de autoria da jornalista Helena Garrido, cujo titulo  despertou-me certa atenção,   titulado  " A VIDA E A MORTE DOS NOSSOS BANCOS  Como os banqueiros usaram o nosso dinheiro-  e ele desapareceu."
  Sou  um  Português de Angola,  que por  força de circunstancias  inerentes à   avançada idade - 88 anos -  e à dita "Exemplar Descolonização"  fui, forçosamente,  catapultado para uma situação de reforma, a mínima  no sector bancário , por  ser  um  grisalho "bancário" e não um  "banqueiro".. .

Peço vénia para  transcrever breves linhas, da pagina 20, do livro acima mencionado, porque, contem uma perceptiva, que me pareceu despropositado  ter sido construído,na época,  aqui no Algarve,  um,  grandioso campo de futebol, o qual so´ foi utilizado muito poucas vezes. "Diz" o  Livro:-

"A construçao é ainda a  origem de alguns dos famosos buracos com o Europeu de Futebol de 2004 Alguns estádios  são hoje uma fonte de prejuizos para os município e para os bancos. Pertencentes em geral a empresas municipais, foram construídos com financiamento bancário. os casos mais graves são os de Aveiro, Leiria e Algarve",,

No meio de tanta turbilhão que vem relatada neste obra literária, sobretudo  numa matéria  ligada a gestão bancária,  faço um ajuizamento  que me transporta um panorama que me conduz ao seguinte
pensamento: Os problemas que são analizados, avaliados , discutidos,  e acordados  em Assembleias Gerais, na actividade administrativa bancária,  são de tal ordem tão complicados e "causticantes" , que chego ao ponto de  pensar  que os Autores e Protagonistas e  Colaborantes em tais  difíceis  decisões,  são de tal modo  extremamente inteligentes e  de uma competência  inultrapassáveis .

A despeito da competência,  documentalmente comprovada,  exercida sempre com honestidade e com pleno êxito, durante toda a minha actividade laboral,  sinto-me um zero à esquerda comparativamente aos que acima  são descritos...tal como se fossem  santos.... 

No entanto, há formas de analise que disferem  umas das  outros, por o seus pontos de vista, não coincidirem com as decisões  que cada um sustenta
Foco por exemplo, a tendência que baila  em certos cérebros,  de rara competência, em que cada um sustenta o seu ponto de vista, como sendo  o mais válido..

 Há  no Algarve a presunção popular de  que o  TURISMO  é a principal riqueza de toda a zona, , superando o  valor e enriquecimento, se, algum dia, vier  a surgir PETRÓLEO,  que está  sendo pesquisado.

Até a construção civil subiria cem por cento,  e  toda a economia,  viria e evitar colapsos,  nos seus lucros,  com um eventual  chuto na bancarrota, se se  viesse  a ouvir,  bem alto ,  o   grito que  suou, em Luanda, bem  perto dos meus ouvidos:

                                           ...  JÁ  APARECEU  O  PETRÓLEO .!


Assistiríamos a um benefício... incomparável  ....! quando este precioso liquido surgir..

Já não será., de certeza,   enquanto  eu  ainda  for vivo.  pois já  não está  muito longe a foice que me  ceifará   a brevidade dos próximos    90 anos ...  de luta integra...!

Futura guarda...

´Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário