sábado, 19 de novembro de 2016

Contrastes ? Porque não ?...

No meu blog de quarta-feira, 16 de Novembro de 2016,  escrevia eu  que no jornal da noite no canal SIC Notícias, seria transmitida uma grande reportagem sobre Angola. Efectivamente,  a SIC, transmitiu,  nessa altura, uma grande reportagem sobre Angola, terra onde nasci há perto de noventa anos,(Luanda),  tendo captado , ao longo dessa reportagem que estava sendo transmitida, as seguintes imagens , sobre as quais apenas posso dizer, como diz o povo,  uma imagem vale mais do que  mil palavras...

O Autor,  Armando, , ainda bebé...com os seus saudosos Pais.- Em Angola.

O Autor, com perto de 90 anos. em Portugal.....
No cerro de S. Miguel (Algarve)- Olhão.

...e agora,  seguem-se  alguns  dos  cenários captados. da  célebre   reportagem da SIC..




Adeus... Angola.
E viva o Velho...

Razões de uma grave doença, e inesperada,   impediram-me que  pudesse compartilhar , no acto oficial da independencia de Angola, ao içar da  bandeira  da nova   Angola, motivo  que me levou, quase  â ultima da hora,  a ter  que  "embarcar", num avião, com destino a  Lisboa (Portugal), afim de ser internado numa clínica hospitalar;,..  e por cá  vou ficando, até que Deus me chame a caminho do Céu, e me coloque junto à que mais amei na vida, a minha saudosa Mulher, falecida há já  seis anos.

Em Angola,  minha saudosa Mãe,  descansa eternamente  em Paz, há  já perto de oitenta anos, bem como o meu saudoso Avô,  que foi sepultado,  coberto com a Bandeira de Portugal,  em Nova Lisboa,  como reconhecimento dos seus actos de heroicidade que praticara  quanto ao renascimento, na altura, que dedicara ,  de novo,  ao  esplendor  de Portugal e ao  Território Angolano.

Tá?!...

PS- Domingo,  20/11/2016. 

Acabo de dar uma "olhadela" pelos jornais, que hoje, Domingo, dia chuvoso, me obrigou a andar com um guarda-chuva, em vez da habitual "muleta" ( bengala), e que me  impressionou um certo comentário, que um determinado "comentarista" introduziu numa das paginas publicitárias.,  referindo-se ao programa que a SIC emitiu,  acima  apontado. Mais  ou menos,  entendi que  o referido comentarista pretendeu ajuizar  que ao longo das imagens expostas, no referido programa,   notou-se que,  em todas as vezes que  se espelhava   uma demonstração da presença  dos  Elementos que constituíam a nova Governação de Angola,  raramente foi notada a participação e presença  de Alguém  de tez branca,   pelo  que se pressupou  que a cor negra passara a ter prioridade, sobre tudo.

Isto fez-me recordar. algo que me sucedera,,há muitos anos atrás,  que foi o caso de ter dirigido  ao Governo de Angola, após a sua  independencia,  uma carta pela qual disponibilizava-me a prestar serviço administrativo,  colaborante em qualquer  trabalho  técnico-contabilístico, pois estava disponível, dado ter melhorado, cem  por cento, da  doença de que fora afectado, pouco antes da data da independência, e que  me obrigara a socorrer-me dos actos clínicos que, na altura, só existiam em Lisboa,  local para  o qual fora  obrigado a socorrer-me , para onde  fora  transportado, por via aérea,.

A minha actividade  em toda a  área laboral,  foi, desde  o início do final  do Curso Académico em Angola,  exercida  em várias áreas técnico-directivas e administrativas, em Empresas de realce,  sempre com pleno êxito e agrado,  de que posso comprovar documentalmente.

Vejam, no entanto,   o espanto que me causou a resposta à minha  oferta de emprego.... Nunca  vim a saber a razão ou motivo pelo qual a Embaixada de Angola, em Lisboa, me dirigira,  tal carta. dando conta que a minha pretensão de voltar a trabalhar  em  Angola,  não foi aceite   Teria sido pelo facto  de ser um Angolano de cor branca?!.. ou Português  de Angola ....



Já vai a caminho dos 40 anos...e estou em vias de atingir, brevemente , os noventa anos  de idade.

Tá?!...


 

Sem comentários:

Enviar um comentário