terça-feira, 9 de maio de 2017

Como o tempo passa, meu Deus.

Aproxima-se o dia em que Sua Santidade, Papa Francisco, nos abençoará, a partir de Fátima,  junto ao Pedestal  de  onde  o acompanharemos, na reza a Nossa Senhora de Fátima,  pela boa sobrevivência de todos os  Portugueses. -  e não só -   que a Adoram  e solenemente  a Mantêm nos seus crentes   corações. São muitas e diversas as  literaturas que, sobre as visitas  realizadas no passado,  com as Imagens da Santa, e que  são pormenorizadas, das quais  retenho  lembranças,  sobretudo ligadas a um passado, em  território angolano.   Vide  a minha colecção, exposta  na  modesta prateleira....

Modesta prateleira com livros históricos.


 A esta colecção,  adicionei mais esta obra literária, há dias  adquirida...

.Notei, contudo, ao longo da  sua leitura,  a  ausência de  abordagem  de factos ocorridos,  num distante passado,  em território onde  esteve longos  anos, patrioticamete hasteada a bandeira nacional Portuguesa -  em Angola ( terra   onde nasci e fui baptizado).

 Por isso, jamais  me esquecerei,   dos " esplendorosos" momentos que, religiosamente,  se viveram, naquela Angola,  muito  especialmente  , quando  no paquete "Pátria", pela primeira vez,  a sagrada imagem de Nossa Senhora de Fátima,   viajou de Lisboa até Luanda. Nem queiram saber o que se viveu nessa altura devido à presença da imagem da Santa, há  muito aguardada, pela população,  em tal território.

No momento em que vos escrevo,  estou à porta  de fazer  noventa (90) nos de  idade, e,  como curiosidade,  aqui vos deixo algumas imagens que tive a oportunidade de fotografar,  quando se realizaram os festejos em honra de Nossa Senhora de Fátima,  em Angola, naquela data,  coisa que muita gente  já não se deve lembrar de ter assistido,  até, porque  muitos  já devem  ter morrido, entretanto..

Uma imagem vale por mil palavras... e, como tal, aqui vos deixo, parte do que consegui fotografar, quando ainda não tinha cabelos brancos,  e era muito bem aceite,  por parte de toda a gente que me acompanhava.

                       Eis as fotos que  com a maquina fotográfica  "pequenina" consegui captar, naquele  SAUDOSO  tempo ....



O paquete " Pátria" da CCN, ao entrar na baía de Luanda, foi sobrevoado  por um avião, a bordo do qual, obtive esta foto, e foi muito saudado, pela população luandense,  porque, a bordo   do qual, trazia, pela primeira vez,, e vindo de Lisboa,  a  sagrada Imagem de NOSSA SENHORA DE FÁTIMA.

Aguarda-se, que, no próximo dia 13 de Maio de 2017,   seja bem-vindo o Papa Francisco, que  devera celebrar  missa no altar de Nossa Senhora de Fátima, em  Fátima..PORTUGAL.

 Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário