sábado, 6 de maio de 2017

REMEMORAR uma visita efervescente.,,,..

                       PRÓXIMA VISITA  A FÁTIMA, DE UM SANTO  -  PAPA  FRANCISCO...

Já muito antes do ambiente festivo da chegada do avião que trouxe  de visita , a Luanda ,  num Boeing 777, o Papa Bento XVI, ja muitos anos antes, no navio  português  Patria,  uma santa Imagem de Nossa Senhora de Fátima, fora  conduzida até  à  Igreja da  Sé,  na capital  de Angola - Luanda- ,   tendo, na época,  havido a maior manifestação  de acolhimento religioso, por parte de toda a População,  que compartilhou  o crente  convívio  com a imagem da Santa, como nunca houve, em tempo algum, igual ao que se assistira.

Possuo comprovativos, filmados por mim,  na altura em que as manifestações  populares atingiam um   grau de  intensidade religiosa,  como nunca visto,  reveladora de uma   cristã,   sem limites.

Este  quase centenário  álbum fotográfico,  tem â sua guarda, momentos históricos passados numa época em que a Bandeira Portuguesa, era  hasteada em todo o território angolano

O album  quase centenário...
Festejos filmados por mim, em Luanda,  quando a Imagem de Nossa Senhora de  Fátima , era acolhida,  ao longo  da via publica, na cidade de Luanda.

 via publica,  sobretudo na cidade de Luanda ( capital de Angola)

Foi neste navio da CCN , " Pátria ",  que, pela primeira vez,  trouxe a Angola  a Imagem de Nossa Senhora de Fátima...


Estas fotos  foram por  mim filmadss , durante todo o período em que esteve exposta, publicamente, a Imagem de Nossa Senhora de Fátima, vinda de Portugal.

 Foi um êxito, sem igual,   quando  a deslocação da Imagem da Santa, foi deslocada  ao território  angolano, naquela   época   em que, enquanto ainda  jovem, ia   conseguindo obter fotos e filmes, coisa que hoje   não  conseguiria, pelo  facto de,  além  de  já não ser "Jovem" ,   já  não ter forças para me integrar  no grupo de manifestantes  religiosos, que, acenando com os seus lenços brancos, fazem  o  ADEUS  ( não se sabendo até quando...) à sagrada  imagem, de Nossa Senhora,  que está  sendo de partida.

Está prevista, que no próximo dia 13 de Maio, o actual  Santo Papa, Francisco, participará nas  previstas  manifestações dedicadas ,no Santuário de Fátima,  aos festejos  relacionados  com  a  Primeira  Aparição  dos Pastorinhos em   1917 -  portanto há 100 anos !

Os tempos agora são outros, e com uma diferença abismal  em relação aos que vivi, no passado,  sobretudo em Angola,  terra onde nasci.   Por exemplo:-  em Angola, era hábito, naquele tempo,  em que tirava fotos e estudava o ABC, na Escola,  tomávamos,  diariamente . banho de chuveiro, com água fria.
Agora,  mesmo que  chova,  saímos â rua,  a cheirar a "catinga" ( passe  o  tom inofensivo  da brincadeira ...) e volta-se a tomar banho quando a companhia das Águas reduz o preço da água !...

Voltando à próxima visita Papal,  em que já se diz haver "tolerância de ponto", lamento dize-lo, mas discordo da anunciada "tolerância de ponto", porque  penso que não seria necessário haver   oficialmente  paralisação de trabalho quotidiano   porque,mesmo sem ela, teriamos . obviamente, enchente igual  à  que   assistimos anteriormente.. sem  problemas  de solidariedade., e a Benção  Papal,  não nos faltaria,  como a que nos vai ser dada.. no próximo dia 13 de Maio de 2017....


Abençoado Papa Francisco,. Que Deus e Nossa Senhora de Fátima o proteja, como a Todos Nós...

                                            BEM HAJAM TODOS OS QUE  LÊEM ESTE BLOG....
Tá?!...



Sem comentários:

Enviar um comentário