sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Uma revelação, tipo histórias não da Carochinha......



09-08-2019 - sexta-feira.   Acabo de receber, das mãos da Digna Directora do Lar de Idosos - Amera", situado em Faro,  a Revista acima reproduzidas,   Presentemente,,não tive outra oportunidade de poder  receber esta  Revista, ,  senão a de  a mesma vir parar as  minhas mãos por  intermédio da Direcção do dito Lar. de Idosos- Amera", no qual, actualmente, resido e passo a minha vida, com  tristeza,  e alguma solidão ,pois  existem  regras e normas.  internas no Lar,   que  dificultam  a minha deslocação ao exterior  dentro  das  horas em que todo o comercio e organismos oficias se  encontram abertos , para entendimento  Publico.
Inclusivamente,  como tenho 91 anos de idade, não posso  conduzir viaturas, , porque nesta idade não é permitido o uso da carta de condução de  automóveis,  por cancelamento legalizado  pelo Estado.
Até porque o meu  próprio automóvel que eu  utilizava  antes  desta idade,  foi  abatido, igualmente  por força legal..

Mas vamos a habitual  historia da " carochinha", mercê das consequências  resultantes da "Exemplar Descolonização"...

Trabalhava, exemplarmente, em Angola,  na data da Independência,, como  Chefe  da Contabilidade,  do Banco Totta-Standard de Angola " o qual , por determinação do Movimento do Governo  de Transição Independente de Angola.. este Banco foi encerrado nessa  altura., após a sua inauguração de 10 anos,  efectivos,e assumido.  de imediato depois,,  pelos novos   Donos de Angola.!..

Resultou. daí terem sido  "expulsos " de Angola, os  posteriormente  chamados RETORNADOS, entre os quais  me incluíram,, pelo o que a maioria  acabou  por vir  para Portugal, como eu

Com o decorrer dos  anos,,  acabei por trabalhar em vários empreendimento comerciais, industrias, s e Bancarios,   em que no  agora "Millennium  BCP !,  em que resultou , ao fim de certo tempo, ter sido passado a Reforma  Bancária, mas  com direito somente  a um   mínimo  quanto  a liquidações   consequentes,e provenientes  ao tipo de reforma  estabelecido, nos processos contratuais.
E o que se passou depois, foi que quando fui reformado,  no Porto,  fui inscrito no SINDICATO DOS BANCÁRIOS DO NORTE, e por tal consequência, ,   apenas  pela razão de ter vindo mais  tarde  a residir   no Algarve,,  passei  a ser  então    acolhido   como   tendo  sido transferido ,ilegalmente,   como sendo agora   Sócio  do  SINDICATO DOS BANCÁRIOS DO SUL E ILHAS,.

Estas mudanças de sindicalização,  simplesmente devido  ao facto de  normais   mudanças de residência ,  imediatas   à  passagem de reforma, , causam transtornos e complicações, incalculáveis, sobretudo quanto aos casos  em que  nos encontramos  devido  à   falta de saúde, ,  as liquidações  das consultas medicas feitas em Faro,  nestas circunstancias, ,  são  mais tarde debitadas  ao Sindicato do Norte, afim de que este solicite  o pagamento aos seus associados,, mesma  que residam em Faro, como no meu caso em particular,  cujas montantes em cobrança, acabam de ser debitados nas contas bancárias dos  Associados..

Houve e uma vez,  em que  só decorridos 7  (sete)  anos, após a consulta médica, é que fui avisado para procedera sua liquidação, , o que fiz de imediato por débito na minha conta bancária.

Actualmente as coisas decorrem  agora  com  certa. normalidade..

Aos 91 anos,    ainda consegui proceder a  leitura de parte da referida NORTADA. ,  mas com certa dificuldade. dado que em breve  irei submeter-me a  um tratamento para  controlar as Cataratas.

E pretendo finalizar este blog,   dando conta que o conteúdo   literário, contido na revista acima- NORTADA -    emocionou-me, na medida em que , por  razões normais ,  fico triste  por r não  poder  comparticipar nos festejos que estão  relatados.

 É  a  idade ..

Sítio onde agora escrevo os meus blogs, no  qual   foi  instalado o meu computador,  num cantinho do quarto,  onde  passei a dormir, e por vezes a sonhar,  no próprio Lar de Idosos "Amera", em Faro,  e onde passo a maioria do meu tempo depois de ter passado a situação de viuvez,  por a minha  saudosa  Alvarina, com quem me  casara há perto de 60 anos, em Luanda.,  ter subido para o Assento Etéreo,,  quando vivíamos em Olhão.


Lar de Idosos "Amera" - . Residência  Assistida.
Um PARAÍSO...


                                                      O meu recente escritório



O  "Velho do Restelo Grisalho", Armando José  Carmo Ferreira Baptista, de 91 anos,, natural de Angola. em momentos em que pensa quando será a altura de vir a subir para  o Assento Etéreo ...

Este velho    PORTUGUES  DE   ANGOLA,   que no passado exerceu chefias e  posições directivas, ,em Empresas nacionais, estrangeiras, e por ultimo Bancárias, em Angola, sempre com dignidade e exemplarmente ,  conforme pode comprovar através de  documentos em seu poder,  vive hoje  num  Lar de Idosos , em Faro, , no qual paga  mensalmente uma  importância em  Euros,  quantia que é a mesma que recebo do último  Banco,, em que exerci actividade,  já aqui em Portugal, , e Reformado  Bancário, depois ,e que de mais nenhuma  outra fonte, onde  cheguei  a   exercer t chefias contabilísticas , deles    nada  recebo ..  Portanto, o que pago mensalmente ao Lar  de Idosos, Faro,   no qual  onde passei a residir, após a situação de viuvez, e exactamente o que  advém, unicamente,  da minha única Reforma que me foi atribuída pela Entidade Bancária (Millennium BCP ), onde prestei serviços, aqui em Portugal., nos últimos  tempos de actividade  laboral

Felizmente, ainda posso contar, em casos de socorrismo, com a generosa  e solidária  Familia, que  entre eles , Netas e Filhos,  se disporiam a ajudar-me quanto a  eventual e futura  sobrevivência.   causada por   vil expulsão, do local onde  presentemente vivo .Caso contrário, teria então  que passar a dormir na rua.. se deixasse de pagar ao actual Lar de Idosos "Amera", em Faro.. Mas  creio em Deus, e em Nossa Senhora de Fátima, que tal fatalidade  jamais   me venha a surgir.

..


Fui  do grupo Fundador deste Banco, e  Chefe da Contabilidade, até ao seu desfecho,que foi  consequente da célebre   "Exemplar Descolonização",,,

O  autor,,  A
O Autor, Armando José,   fotografado num dos  momentos em que  foi homenageado, devido a sua integridade pessoal, honesta, honrada e  digna,
  reconhecida em  várias  partes  do  Globo  em que  fora visitante. ( documentalmente comprovado ).


Posso vangloriar-me de possuir toda a Liberdade por nunca ter cometido crime  algum,  ao longo  de toda a minha vida..
Esta foto revela , por exemplo, o  que sempre  procedi,  na vida, pelo o que fui muitas vezes homenageado  devido a minha  condução de dignidade , honradez ,  respeito e exemplaridade, tanto em Angola, como em Portugal, sempre  dentro de todos os princípios do  Beml.


No dia em que eu não  consiga pagar a conta do Lar de Idosos,  onde vivo, é isto o que me espera !...
Mas a minha Família salvaguarda-me disso !...


 Longe vá o agoiro ...

Sábado,  10-08 - 2019...

Sem comentários:

Enviar um comentário