terça-feira, 23 de agosto de 2016

Sangue, Suor e Lágrimas...

Inicio este blog, às 05:00 do dia 23/08/2016, porque o sono sumiu-se, dado ao facto de não me sair da cabeça, que devido  a  artes mágicas", me chegou às mãos um Livro que, segundo  me informam, ser dos poucos exemplares que ainda existem no nosso País O livro intitula-se "HOLOCAUSTO em ANGOLA", de Américo Cardoso Botelho, sendo actualmente uma obra "ausente" do nosso mercado livreiro, que por obra e graça de sabe-se lá de quem, certamente de alguém a quem  não convinha que tal publicação pudesse permanecer disponível a quem a quisesse ler. Quererá significar um "apagão literário" a quem mais interessa ?...,

O Livro, fotografado, ..rodeado  com  penas comoventes das saudosas vitimas...

O Autor, Américo Cardoso Botelho (já falecido) a ser entrevistado junto ao  Professor Doutor, Adriano Moreira, que em 1961/1963, foi Ministro do Ultramar.



Nesta obra, estão espelhados relatos vários que se relacionam com o estado em que se viveu durante o tempo que culminou com a "exemplar descolonização". Por exemplo, foto em que surgem  Familiares da nossa actual Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, que foram abatidos e mortos   no tempo da Descolonização de Angola.

Reprodução de uma tira de propaganda com Nito  Alves, José Van-Dúnem,, Bakalof e  Sita Valles.


Este Livro contém 611 páginas, que presumo poder chegar ao fim da sua leitura pouco tempo antes de eu atingir, como penso, brevemente, os 90 anos de idade.... Tem muito que se lhe diga, e, pela rápida "revisão" que já lhe fiz, e, curiosamente já  dei de caras, ao de leve, com situações relatadas em que surgem protagonistas com quem cheguei a contactar,  ao longo dos anos em que vivi na minha terra Natal - ANGOLA.

Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário