segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Um autêntico Tesouro Literário... tal "Lusíadas", de Luis de Camões !....

Por obra e Graça de Espírito Santo, acaba de vir parar às minhas mãos, o que me informam ser um dos poucos exemplares que ainda existem no nosso País do livro "Holocausto em Angola" de Américo Cardoso Botelho, sendo actualmente uma obra "ausente" do nosso mercado livreiro, por obra e graça de sabe-se lá de quem, certamente de alguém a quem não convinha que tal publicação pudesse permanecer disponível a quem a quisesse ler. Quem será, ai quem será, a quem este "apagão literário" mais interessa?...
Nota: Pude encontrar um anúncio de venda deste livro por mais de oitenta euros, cuja edição original não ultrapassava os vinte e cinco euros, classificando, o vendedor, este livro como sendo "raro". Quem quiser pode consultar o anúncio AQUI.

Com todo o respeito, atrevo-me a reproduzir a sua total  imagem..



Da internet, surge um vídeo em que o autor, acompanhado de diversas personalidades da política e cultura portuguesas, entre eles Adriano Moreira, faz a apresentação da obra, aquando do seu lançamento em 2007.


Melhor que dar  uma explicação, reproduzo de seguida uma fotocópia do Prefácio inserido  na primeira página do Livro, que dá conta sobre o Autor do mesmo, que, segundo vem dito na Internet, já faleceu.


O autor do presente Blog, Armando Baptista, nasceu em Angola, na cidade de Luanda, a 12 de Abril de 1928, País em que trabalhou a maior parte da sua vida, em vários ramos de actividade, sempre com êxito e dignidade (documentalmente comprovado), e que, por motivo de força maior,  principalmente por razões de grave saúde, viu-se forçado a "exilar", na data em que a bandeira de Portugal foi arreada e simultaneamente hasteada a nova bandeira da independência de Angola. Por isso, a sensibilidade que lhe assiste, em tudo que se reporte à Independência de Angola "assola" a sua mente, pois, na altura em que se viu obrigado a tomar um avião, com destino a Lisboa, para efeitos de internamento hospitalar, realizavam-se as cerimónias concernentes à nova Angola, à qual não regressou. Todavia, aqui vai mais um "excerto", que se relaciona com o País que me viu nascer...

(Fui chefe da Contabilidade deste  BTSA).

O livro acima reproduzido, "Holocausto em Angola" contém cenários vividos pelo o seu autor, que,  impressionam, e que, só quem não  viveu naquele território africano (Angola), é que não  sentirá dor e tristeza pelo que  vem relatado nesta obra, que só cheira a sangue e mortes.

Na minha perspectiva, só vi virtude igual... nos... "Lusíadas", de Luís Vaz de Camões...

Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário