sexta-feira, 30 de setembro de 2016

"Mensagem sem título.".....

Hoje, 30 de Setembro de 2016, vem na página 44-Vidas. do  jornal "Correio da Manhã", esta edição (de que se extrai uma foto-montagem), sobre a qual se faz referência a um livro (de que também se publica aqui uma foto-montagem), que foi posto à venda, recentemente, com o titulo "Eu e os Políticos", de autoria do  distinto Jornalista,  Exmo. Senhor, José António Saraiva.




Embora na capa do referido livro esteja escrito "O LIVRO  PROIBIDO", não tive , porém, a mínima dificuldade em o adquirir, a baixo custo, numa livraria situada nesta cidade de Olhão.

Chamou-me, todavia, o que vem anunciado, ao centro, da referida página, o seguinte:

CASO - Ex-namorada de José Sócrates interpôs providência cautelar para tirar obra das bancas.

Independentemente do que vem descrito, interiormente, através das páginas que constituem esta obra literária, há, no entanto uma chamada de atenção, do próprio Autor, quando insere o que  vem anunciado no centro da página acima descrita, o seguinte:
                                                         "LIVRO NÃO É UM
                                                        EXERCÍCIO DE ÓDIO
                                                        NEM DE VINGANÇA " 

                                          **********************************

 Com este meu "bloguismo", apenas pretendo demonstrar a minha "perplexidade", e admiração, por em tão pouco tempo, terem surgido  duas estranhas  circunstâncias , quase que análogas, em que, igualmente se anunciava, através da Voz do Povo, a proibição, raridade e dificuldade  em se pretender adquirir certas  obras literárias, como a que foi denominada "Holocausto em Angola", de autoria de um Médico que em Angola trabalhou na Diamang, e que  esteve preso, longos anos, em Angola, chamado Américo Cardoso Botelho.


Espero que todo este panorama não  venha a ser  um prenúncio de  ressurgimento  como o das épocas em que a Censura era impeditiva que se pronunciassem as verdades, então, hipocritamente, muito tempo...  silenciadas !...

PS - Adianta-se que no capitulo POLÉMICA, pode ler-se o seguinte:

"José  António Saraiva escreveu que jornalista foi fotografada a ter relações sexuais "...

**********************************

ÚLTIMA HORA - Acabo de receber o seguinte comunicado, que transcrevo, relativamente a uma  informação obtida acerca de uma nova edição do livro "Holocausto em Angola", de Américo Cardoso Botelho, já falecido:  A  informação  prestada "Falei directamente com o editor "Nova Vega" e o Sr. disse-me que o livro não foi retirado do mercado. Queriam fazer nova edição, mas a viúva e os filhos não autorizaram ( será  por medo de represálias?). (sic).

Tá?!...

1 comentário:

  1. Mau!... Mas afinal em que é que ficamos? Estamos em democracia (com liberdade de expressão)ou será que estamos pior que no tempo do Estado Novo?...

    ResponderEliminar