quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Convulsões, agora esquecidas, que precederam a independência de Angola......

Continuo entusiasmado, embora ainda  um tanto adoentado, na leitura da obra literária, muito comovente, de autoria do Médico, já falecido, Américo Cardoso Botelho, Livro que muito raramente surge no mercado livreiro, intitulado "HOLOCAUSTO EM ANGOLA".

Composta por 611 páginas, incluindo algumas fotos, o autor relata o que presenciou, quando esteve preso, numa cadeia em Angola, que muito impressiona, pela forma como dá conta do que viu nas barbáries cometidas aos presos, que eram aos milhares, que eram conduzidos à morte por fuzilamentos..

Há contudo, certos relatos, no livro, que me impressionaram, na medida em que me senti um tanto protagonizado nos relatos que o autor descrevia, nesta deslumbrante obra.

Fez-me lembrar uma certa ocasião, em que responsável pela Direcção contabilística do Banco Totta- Standard de Angola, em Luanda (Angola), certa manhã, estando já, no escritório, em funções laborais diárias, fui submetido a um breve contacto vindo de um Dirigente pertencente ao Conselho da Revolução, Ministro das Finanças, Saydi Mingas, que me entregara o seguinte documento, de que reproduzo em fotocópia:


Transcrição da parte final do documento acima  fotocopiado:

Determino:
O  adiamento "sine die" da assembleia Geral do Banco Totta-Standard de Angola, convocada para hoje,  24 de Março de 1975.
O  MINISTRO DO PLANEAMENTO  E FINANÇAS
(ass. SAYDI MINGAS.)
 



Soube mais tarde, que fui consultado para ter a missão de me pronunciar sobre os planos em perspectiva que conduziria todo o Activo do Banco, para a futura posse da nova administração   gestora, após a independência de Angola. Felizmente que, dias depois, tive que desligar-me de todas as directivas que aglutinavam os novos modelos contratuais bancários, pois, por principio, jamais consentiria o que veio a acontecer, mais tarde... a extinção total do Banco Totta-Standard de Angola.

Tive que pedir licença, entretanto, sem vencimento, a fim de me deslocar a Lisboa, para efeitos de internamento hospitalar, devido a doença rápida e grave que me atacou.

Entretanto, celebrou-se a Independência de Angola, estando eu, nessa data, numa clínica hospitalar, em Lisboa, e...

Resultado histórico... Extinção, DEFINITIVA, do BANCO TOTTA-STANDARD DE ANGOLA.

Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário