segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Essa agora !....

Sinto-me "traumatizado" com uma notícia que acabo de ver na Televisão, que fotografei e reproduzo de imediato...









Sob o titulo "LIBERDADE  RELIGIOSA", pode ler-se o seguinte:

"Vera Jardim diz que crucifixos não devem estar nas escolas"

Ao longo do período em que estiveram espelhadas estas imagens no écran do meu  televisor ouvia-se uma voz que dava conta das razões que sublinhavam os motivos, ou razões, que  motivaram o programa em curso. As minhas dificuldades auditivas impediram, porém, que eu ouvisse os comentários que eram, simultaneamente, emitidos.

Mas, pergunto eu, agora, o porquê do impedimento de se afixarem nas paredes das salas de aulas, em que se administram aos alunos, os ensinamentos  básicos, que caracterizam os princípios mais sérios do inicio das nossas vidas ? Ensinam, o ABC, a história de Portugal, a matemática, a geografia, a caligrafia,  ginástica, o Hino Nacional, a moral cívica , etc. etc., incluindo a própria Religião !...

Lembro-me, que, no tempo da minha infância, tanto em Angola, como até aqui em Portugal, um crucifixo  aparecia sempre pendurado, numa das paredes da sala de aulas e era  respeitado, muitas vezes até acompanhado pelas figuras de Salazar e Carmona. E nunca houve "porrada ", a sério, por causa disso...

Houve até um dia, ainda estudante, em Carnide (Lisboa), em que fui solicitado para fazer um espectáculo teatral, infantil, para que a representação fosse admirada pelo Papa, que nessa  altura fizera uma visita, rápida, a Portugal. E lembro-me que começava assim...

..." Querido Santo... quem é Aquele pendurado  naquele  cruz ? Aquele, meu Filho, é Jesus... que nos salvou... e já não  me lembro dos resto, pois já  lá vão mais de oitenta anos...

A foice do tempo jamais demolirá o que nos ficou na mente quando éramos ainda crianças inocentes.,. vivendo em clima de Paz...

Hoje, ate os jovens se debatem, apoiados no alcoolismo, ao cúmulo de se agredirem até ao ponto de  atingirem o  ..."até sempre "...

Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário