quarta-feira, 5 de julho de 2017

Dar a vida por Portugal !.A confiança é sagrada...

Carta arquivada

É curiosa a afinidade do teor desta missiva acima,  que em tempos ,já muito distantes . foi dirigida pela Embaixada de Angola, em Lisboa,   ao Autor deste blog,, natural de   Luanda (Angola), nascido há 90 anos,  mas de nacionalidade Portuguesa, isto é,  Português de Angola,  e o que vem relatado na capa  do Jornal Quinzenal de Actualidade Angola , " WangolÉ", abaixo  fotocopiado,  que me veio parar às mãos, ha´dois dias.






 É surpreendente o  texto  descrito na pagina central,  acerca da  recente visita de Isaias Samakuva à cidade do Porto, onde afirmou que não quer governantes portugueses a visitar Angola antes da conclusão do processo eleitoral.

Bem,  não é com nenhuma intenção essencialmente política, que abordo esta questão,  pois forçosamente " exilado" que fui,   relativamente à  "exemplar descolonização",  pois presentemente e dadas as circunstancia  desagradáveis que foram  ocorridas no passado, , não me  aquece, nem  me arrefece, o  sentido  " discriminatório"  acima denunciado.

Na  minha actual vivência, onde caí de " para-quedas",no passado,   nesta  cidade algarvia , denominada Olhão da Restauração,  vou beneficiando da pacatez ,  clima amoroso, e são,  que aqui se desenvolve, pois, por exemplo, no contacto diário com Organismos de toda a espécie,  comerciais,  hoteleiras,  hospitalares e sobretudo em Restaurantes e Cafés, os meus pagamentos, de um modo geral, são efectuados do seguinte modo:

começo por perguntar qual  a importância a liquidar  proveniente da despesa que acabei de  efectuar, e a resposta obtida,  é .... "é tanto ...".  e utilizo então o meu velho processo de liquidação, que é o seguinte:

No meu bolso trago sempre notas e moedas em Euros,  resguardadas numa carteirinha, que,  é esta:


 Passo-a  de imediato para as mãos do fornecedor,  recomendando que  retire o dinheirinho  necessário para liquidação total  da divida,  que é o que ele faz, e, por confiança, quer mostrar-me o que retirou,  ao que  eu respondo... não precisa de me mostrar, porque confio  totalmente  na honestidade do fornecedor, e... recolho então a carteirinha, sem  a minha conferencia dos Euros retirados.

Em casa, porem, para reposição do recheio  da carteirinha, faço uma ligeira conferencia dos negocios executados e...  acreditem... está sempre tudo muito certinho, pois nunca notei ter sido "aldrabado" por nenhum dos meus  confidentes.



                                                   Confio em toda a gente...


Tá?!...



 

1 comentário:

  1. Uns tao honestos, outros nem por isso. pois é cada um é como cada qual e o resto é conversa

    ResponderEliminar