sábado, 8 de julho de 2017

Histórias sem "estória"......

Um conto de fadas... é o que parece  vir a ser este deslumbrante e apetitoso blog...

A idéia  acaba de nascer,  devido ao seguinte acontecimento:... Começo por  ter sido inspirado por uma foto (abaixo parcialmente  reproduzida) publicada no jornal angolano  MWANGOLÉ,   que é . distribuído  gratuitamente pela Embaixada de Angola.



Esta revista ( ou seja, este jornal) veio parar as minhas mãos,  há dias, por  via de um  velho Amigo, que muito respeito,  que teve também, em Angola  uma grande actividade  profissional, e que por consequencia da  dita "Exemplar Descolonização" também  fora  vitima de  um forçoso " exilio", tendo vindo parar a este Pais, à beira mar plantado - PORTUGAL !...

Ora bem.  Acabo deter o prazer de me encontrar,na via pública,  com um Senhor. que me reconheceu dos tempos em que ambos tínhamos  vivido e trabalhado em Angola, e que agora só apoiados na muleta (velha bengala) é que  conseguimos dar passeatas e entrar nos super-mercados para  podermos  comprar os nossos almoços e jantares. O tal Amigo  de 83 anos,  manteve comigo longa conversa comigo,  que tenho 90,  e sugeriu-me o seguinte:-  Disse-me que  tem  tido  contactos com Pessoas, aqui nesta cidade de Olhão,  com quem, em Angola, se lembra, ter lá   trabalhado, e que cada um conta a sua história ( de encantar..). que daria para  sessões continuas  e  em que cada um  teria a oportunidade de  relatar  as suas aventuras  vividas  em Angola, sendo  algumas altamente  surpreendentes.

Assim sendo, teríamos  então reuniões , entre Angolanos ( e não só),  em que o os gestos e as palavras, por si só,   substituíam  um encantador LIVRO. a...   editar... memóriamente !...

Sendo assim , porque não  imaginarmos , então,  uma espécie de Associalização Mental,   em que, sentadinhos ao redor de  mesas, cada um contaria a sua aventura ocorrida em Angola,  que espantaria, certamente,  muito boa gente Sénior´..

Sugestões...

A Câmara Municipal de Olhão, dispõe de instalações apropriadas  para realizações  e reuniões populares , assembleias, etc.  que certamente as disporia para a concretização de tais operações familiares.  Mas, como  não  se pretende a mínima intervenção de cariz militar ou político, mas tão somente  de âmbito amigável, em caso de se  coordenem  somente ideias do que se passou  no antigamente,  e atendo que as condições atmosféricas do  verão seriam adequadas, estou convencido que estas  seguintes   paisagens, ou seja, esplanadas do " Kubbo  Caffe"  na estrada 125,  no Largo do Cubo, em Olhão da Restauração,  seria uma maravilha para ali passarmos os nossos  sorrisos e beijocas, dentro da maior felicidade, ao longo das horas em que estaríamos entretidos a relatar o que eram as nossas aventuras em Angola, quando íamos à pesca dos pargos com 60 quilos e leões na selva , ameaçadores.

Experimentem...








Esplanadas surpreendentes e muito agradáveis, sobretudo no tempo do calor...

KC...

Vasta leitura sobre a independencia  de ANGOLA. ( e  não só !...)

Já agora,  aqui vão mais umas breves recomendações de leituras de Livros, como, por exemplo:

"HOLOCAUSTO  em ANGOLA ( livro que esteve temporariamente proibido) de autoria de  Américo Cardoso Botelho, que relata  recordação de memórias de entre o cárcere e o cemitério.com cenas odiosa,  passadas em Amgola,  na  época  da independencia.

"Em Nome do Povo", de autoria de Lara Pawson, relatando os massacres que Angola  silenciou.
"O Retorno", de Dulce Maria Cardoso.
Loanda - Escravas, Donas e Senhoras, de Isabel Valadão.
"Universos de Sol e Mar ", de Antero  Simões.
"Memórias de mim - histórias de nós- edição de autor"- de  Antero Simões.
Os  Retornados mudaram Portugal",  de   Fernando Dacosta..
"Os Retornados - um amor nunca se esquece", de Júlio Magalhães.
"ANGOLA  anatomia de uma tragédia ", de General Silva Cardoso.
"MEMÓRIAS -  Combatentes na guerra do Ultramar", de João Peres.
"Recordar  ANGOLA " (  3 volumes), Fotos e gentes, de Cabinda ao Cunene, de Paulo Salvador.
"A conjura - AGUA LUSA " José  Eduardo
"SEGREDOS DA DESCOLONIZAÇÃO DE ANGOLA" de Alexandra Marques.
"VIVA A MALTA DO LICEU-  Liceu Nacional  Salvador Correia-Luanda.

... adicionar mais estas publicações, que, na maioria dos casos, relatam acontecimentos ocorridos em Angola,  e  em  que em determinados casos,  alguns Escritores, já faleceram.

Todavia,  graças a Deus,  muitas Pessoas ainda permanecem vivas, que, em qualquer altura,  poderão contar coisas que, em muitos casos, até vão parecer ser...  MENTIRAS !... Quando, na realidade, até  são verdadeiras

Tá?!...


.



.



.


Sem comentários:

Enviar um comentário