sexta-feira, 27 de julho de 2018

Desafios do envelhecimento.

Tal como sucedeu quando li os Lusíadas, enquanto estudante,  igualmente também  agora   fiquei  sensibilizado  quando li,  e com o qual também a minha ideologia, e maneira de ver,  se compara,  quase a cem por cento.

Sinto o seguinte, após ter ultrapassado os 90 anos, sobretudo  por ter vindo  cair"de paraquedas" ) desculpem a gracinha inofensiva, num Lar de Idosos, instalado em Faro, chamado "Amera",  é muitissimo bom.

Todos nós sabemos que o envelhecimento das populações é, hoje um facto incontestável em praticamente todo o mundo.  Presume-se, pela primeira vez na  História, o ser humano convive com o envelhecimento como uma  experiência colectiva e não mais como vivência rara e solitária,  fruto da sorte, de uma  boa genética  ou do  cultivo da moderação.

Caracterizado por um lado  pelo  aumento da longevidade e por  outro, pela  diminuição das taxas de natalidade, o envelhecimento populacional actual resulta de um processo acumulativo  gradual de avanços científicos e  tecnológico.s

Em tempos recentes. a melhoria dos modos de vida, nas cidades, e no estilo de vida de homens e de mulheres, o aperfeiçoamento da saúde materno-infantil, a universalização do uso de antibióticos e vacinas, os avanços nos métodos diagnósticos e de reabilitação e o surgimento de novas instituições e práticas sociais talhadas para o atendimento das necessidades da crescente população idosa são os principais marcadores socioculturais do envelhecimento populacional.

Termino esta "doutrina doméstica" afirmando que ..." Uma sociedade boa para os idosos é boa 
 para todas as idades."...

O bom convívio  entre todos os Velhotes ( Homens e Mulheres) desde que se entendam sem necessidades de   berros e  gritaria ofensiva,  levam-nos a ter uma Paz e Tranquilidade,  que todos mereciam, confortável e  sossegadamente  poder adquiri-las

Nem todos os Idosos que avançam para o  final da vida,  comungam as mesma ideologias de índole  religiosa, mas   há sempre  quem, simplesmente,  possua  um   "bom coração" que afugenta as más relações humanas.,  Deus ouvirá, contudo,  quem Nêle acredita,

Pai nosso que estás nos céus santificado seja o  Vosso nome
Venha a Nós o vosso Reino 
Seja feita a Vossa vontade, assim na Terra, como no Céu.
O pão nosso de cada dia nos dais hoje
Perdoai as nossas ofensas assim como  nós perdoamos a quem nos tem ofendido
E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai nos do mal -
                                                                        (Ámen) 
************************************************************************ 

Sou velho !..... Nasci em Angola - Luanda. a 12 de Abril,  de 1928, nesta casa, no Bungo, a poucos metros do mar oceânico.
Casa onde nasci

Celebrei um feliz casamento, com uma distinta Colega que comigo também trabalhou na Sorel,  - -em Luanda e que a foice da morte a levou para o Céu, apus um casamento  que durou 52 anos, e depois sepultada em Olhão.


Dia do Casamento





O Adeus para sempre....
Pois,  a vida é assim...

Percorri vários pazes no Mundo, em tempos em que  geria  e   administrei   Empresas de grande  poder económico,  com êxito,( documentalmente comprovado,)  tendo finalmente   exercidos o cargo de Chefia Contabilística em Angola no Banco Totta-Stamdard de Amgola,   abatido pelo Governo de Transição de Angola, e,  após um forçado ""exílio". aqui em Portugal   cheguei a trabalhar nalgumas Empresas, de vulto, e. por ultimo,  por razões da grave saúde.  e já como funcionário do ex-Banco Pinto &; Sotto-Mayor ( actualmente Millennium BCP).   fui colocado na situação de Reformado da Banca, com direito a uma mísera pensão de reforma.

Bem, Deus é Grande, como se costuma dizer, em casos  emergentes de uma vida imposta, pela própria Natureza, e  que culminou numa situação de pleno desafogo.... Ao fim de mitos passos, que a própria Família teve por bem  em  sempre  me ajudar,  acabei por  recomeçar a  reviver num recanto encantador que se criou na cidade de Faro, denominado - Lar de Idosos - "Amera" !...

E tem sido  aqui,  que passo os meus dias, sempre  amparado,  e muito bem, por todo o Pessoal qiue vai gerindo este extraordinário Cantinho do Céu - "Amera". E como tenho o computador â mão, aqui vai um pouco da   "lenga-lenga"  historiada  dos meus actos,   à beira do parapeito do horizonte que me levara para sempre,  desta vida..

O Autor, a descansar....
Lar de Idoso- "Amera" - Faro. (Apoio a Idosos)
Nossa Senhora de Fátima,. sempre tem  sido a imagem que nos   salva do inferno....

.
Cemitério´rio de Olhão Aqui repousam os ossos da que mais amei na vida- a saudosa Esposa Alvarina Teresa..
Esta foto foi tirada pelo meu saudoso Avô, Joaquim do Carmo Ferreira, em Cabinda, quando  acompanhado pelo meu irmão José Duarte, ja sepultado em Angola.


O  Auor, Armando Jose, saudando, COM TODO O RESPEITO,  os seus Companheiros dignos                              

                                                                    AVÓS

Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário