sexta-feira, 18 de maio de 2012

"... e isso não é honesto ..."



Esta fotografia foi tirada em Malange, Angola, em 11 de Setembro de mil novecentos e quarenta e quatro.

Grupo de Estudantes, que, acompanhado pelos dignos (as) Professores, visitavam todos os monumentos espalhados pela Colónia, que expressassem sentimentos de patriotismo e sentimentalismos que significassem compostura de honestidade pessoal,.

Decorridos tantos anos após esta "chapa fotográfica", lembrei-me, a propósito, de uma acção académica,  de um acontecimento, protagonizado por uma  Professora, integrada neste grupo, a quem presto as devidas honras e homenagens, pois desconheço se ainda é viva, que foi o seguinte:

Para corrigirmos um "ponto" de geografia, em vez de ser a Professora a fazê-lo, e dar a respectiva "nota", incumbia essa tarefa aos próprios alunos, e a tarefa de corrigir os erros era feita, no momento, perante as explicações que a Professora ia dando.

Numa das perguntas que o ponto continha, por exemplo, em vez de a resposta ser Espanha, deveria ser Portugal, e eu, com a mania de esperteza estudantil, à socapa, emendei, como se tivesse dado a resposta acertada.

A Professora, pessoa muito inteligente, deu pela minha "falcatrua" e, anotou o seguinte: "A sua atitude fraudulenta  foi descoberta e ISSO NÃO É HONESTO "...


Foi algo que me marcou para sempre. Uma lição para a vida, a desta professora, que moldou a minha atitude e postura face às agruras de uma vivência, no sentido da rectidão e honradez. Como diz o outro, "...de pequenino é que se torce o pepino..."        Resultado: zero na nota final ...

Sem comentários:

Enviar um comentário