sexta-feira, 11 de maio de 2012

Romancista ?... Não !

Não pretendo romancear , o que vou escrever, até porque não me sinto com capacidade para tal,  para além de não ser escritor profissional, as actuais dificuldades emergentes de uma idade já a caminho dos noventa anos, impedem uma escrita com contornos muito precisos e romantizados.

Nasci e cresci em Angola, onde exerci  a maior parte da vida, cargos de ordem laboral, alguns directivos, sempre com dignidade e honra (documentalmente comprovados) até ao momento em que, por imperativos de saúde, me vi obrigado a deslocar-me a Lisboa para tratamentos clínicos. Coincidia que, na altura, já se preparavam as cerimónias do içar da nova bandeira angolana,

Estando em tratamentos, naquela altura, em Lisboa, uns dias após a independência, fui informado, telefonicamente, que me tinham destruído, totalmente, o recheio mobiliário (e não só)  que deixara , na  minha residência, aquando da minha partida de Luanda, rumo a Portugal..

Vicissitudes ligadas a todo o processo de descolonização, que, posteriormente se desenvolvera, já na capital  portuguesa e por despacho ministerial, tive então, acesso a integração numa instituição bancária, de cujo ramo aufiro, presentemente, uma pensão de reforma, a  mínima dentro do sector bancário, (equivalente à de aprendiz da Banca).

Os anos foram passando da melhor forma possível, até que, já perto dos sessenta anos de um feliz casamento, celebrado em Luanda,  o nosso juramento nupcial cumprira-se:  ..." até que a Morte nos  separe "... e vi partir a minha Mulher, para sempre, a caminho do Céu...

Fragilizado por tão doloroso acontecimento, para colmatar o silencio e solidão que nestas circunstâncias nos assola, Familiares e Amigos, conduziram-me ao mundo dos Bloggs- Internet, e, por essa via, lá vão saindo relatos de acontecimentos vividos em todo o espaço de boa  convivência  familiar.


Até que,  há bem pouco tempo, fui surpreendido com uma oferta de um livro (doméstico) no qual inseriram toda a minha "escrita", em cuja capa, em tom abrilhantado, escreveram  "Velho-Luandense  * O Blogue de um Reaccionário" * (Ver foto)...

O termo " Reaccionário" era invocado, noutras épocas, como conotação pejorativo, altamente negativa mesmo, porque ser reaccionário... era mau !.

Com o passar do tempo e até aos dias de  hoje, reaccionário é alguém que reage. Ora reagir é uma coisa boa, significa que a pessoa não está acomodada e que reage a estímulos que lhe são apresentados, bons e/ou maus, sobretudo quando se está na presença de actos  ou acções  injustas...



Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário