quinta-feira, 24 de maio de 2012

.... atentivo (?)...

No  Jornal "Correio da Manhã" de Quinta-feira 24/05/2012, vem inserida a  seguinte notícia, conforme a fotocópia seguinte esclarece:



A noticia é subscrita por Pedro H. Gonçalves (que, embora não o conhecendo pessoalmente, apresento-lhe os meus respeitosos  cumprimentos)

Depreendo que o seu texto tenha tido um objectivo de informação puramente estatístico, dado os paralelismos subsequentes.

Todavia, a um velho Bancário, na situação de Reformado, uma notícia apresentada desta maneira, assusta-o, porquê ?...

Porquê?

  • Já a caminho dos 90 anos de idade, após ter sido Responsável pela Chefia de um Departamento de Contabilidade,  num Banco,  de que fui um dos seus protagonistas  na sua fundação ( Banco Totta-Standard de Angola) Luanda, e que por motivos de saúde e razões emergentes e vicissitudes ligadas ao processo de descolonização  relativas ao Estado  de Angola (terra de nascimento), ao abrigo de um Despacho Ministerial, emitido em Lisboa, fui  admitido, numa Entidade Bancária, em Lisboa (Banco Pinto & Sotto Mayor), como principiante no exercício de actividade bancária;

  • Por razões meramente profissionais e de  capacidade de chefia, fui escolhido para  substituir um Director Financeiro, numa Empresa, onde o Banco tinha a supremacia em matéria  do seu Capital (Nacional Rádio, na  Cruz Quebrada) , substituído,  depois,  por transferência de local de trabalho , para  uma  Agência  Bancária, em Matosinhos:

  • Entre outros exercícios   ligados as actividades bancárias (e não só), fui eleito, para  partilhar actividades sindicais, no Porto, cargo que,  igualmente também sempre exerci, como noutros, com dignidade, competência e honra, comprovados por documentos  arquivados.

  • Por um conjunto de circunstâncias, sobretudo ligadas as minhas capacidades físicas, por uma Junta Médica, reunida, fui aconselhado a passar a situação de Reformado, pelo que, presentemente aufiro uma pensão de reforma, equivalente a de aprendiz na Banca - a mínima no Sector e Grupo Bancário.

Razão pela qual, temo, que a noticia acima  seja um alerta com vista à  redução de pensões dos Velhos Bancários que, como eu, ao longo de anos, e com base em  instrumentos de trabalho da época,  edificámos o progressivo e útil sistema bancário  actual.

Que nos prestem a devida JUSTIÇA...                                       

Sem comentários:

Enviar um comentário