quarta-feira, 11 de julho de 2012

A débil vela colocada no parapeito do horizonte...

Não sou escritor nem tenho a presunção de, literáriamente, me igualar aos que, com grande sabedoria e capacidade,  inserem textos alusivos e temas de interesse colectivo, em revistas, jornais ou quaisquer outras obras, de carácter publicitário.

Sou um simples Trabalhador, que se limitou, ao longo de muitos anos de trabalho, com honestidade e isenção, a dedicar-se, essencialmente, a regular operações contabilísticas, com a finalidade de distinguir entre o Activo  e Passivo, no património capitalizado pelas Empresas, e concentrar-se nos objectivos do apuramento dos Resultados  Líquidos finais... (Lucros ou Prejuízos)!

Os cabelos brancos, que ainda restam, sentem, de certa forma, dada a  situação de "Colocado na Prateleira " (Reformado), de efeitos que se compaginam com a leitura deste "livrinho" figurado ao lado -  suplemento do "Correio da Manhã" - e, que, com a devida vénia, se transcreve, parcialmente:

" ... Se é verdade que um quarto dos inquiridos pelo estudo reconheceram que vivem sozinhos, o número dos que passam os seus dias sozinhos durante oito ou mais horas por dia sobe a 36,5%.
A solidão nos idosos é um factor com grande peso negativo nas suas vidas, porque compromete a parte emocional: a pessoa alimenta-se pior, deixa de cozinhar para si, em vez de  comer sopa come pão e aí por diante.

e adianta ...

O envelhecimento saudável exige uma adaptação às alterações associadas ao envelhecimento e a manutenção de actividades físicas e sociais e da a satisfação de viver. Exigências que parecem justificar a opção por uma residência especifica com cuidados para a chamada terceira  idade.."

***************

Comentários do autor da presente prosa:  e o fazer a cama sozinho, diariamente, o levar o cãozinho a fazer as suas necessidades à rua, a ter que fazer o seu  mata-bicho comendo o pão duro que restou do jantar da  véspera, o ter que investigar qual o restaurante que serve peixinho cozido, conservar limpeza e manutenção dos espaços com devidas arrumações (para não se ser considerado  "um  porco desleixado"), e... isto e aquilo a que um pobre "viúvo" teve a infelicidade de ver partir  o seu  maior tesouro, A Esposa, para o Sono Eterno. ?..   Não conta ???...

Vá lá, que pelo menos ainda há a possibilidade de ser acometido por uma doença benéfica, A Internet,  para se ir entretendo, na solidão, a aprender a manipular o seu  teclado...


Nota (humorística) - Será que, pelo elevado preço que me pedem, para habitar uma Residência Sénior,  no mínimo, pelo custo quatro vezes superior ao que aufiro de uma pensão de reforma, levar-me-á a ter que  passar a ir dormir debaixo da ponte ?...  Que Deus nos proteja, a Todos...

Tá?

Sem comentários:

Enviar um comentário