sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Apoteótico...


Fique deslumbrado com a  recente leitura desta maravilhosa obra literária, "A conjura", de autoria de José Eduardo Agualusa,  só agora possível, por razoe  imprevistas,  Esta obra prima, foi-me impulsionada,  por  uma  muita querida e saudosa  Prima, ja falecida,  que  em carta  que  me dirigira, no passado, adiantava o seguinte: (que transcrevo com saudoso respeito:-
 
",,,registei a traços largos, dados que têm início no século XIX quando  nasceram os nossos Avós Helena e Joaquim e vão até os anos 80 do século XX"..."

E mais adiante...

..." Já não digo que consigamos ter tantas histórias sobre Cqrmo Ferreira como o Agualusa que no livro  "A Conjura" começa com um um poema do Tio Lourenço  e termina com a morte de outro imaginário..."


Tinha toda a razão, esta  minha  Prima (nascida na Índia Portuguesa) no que me  escrevera!,,, Eram tantas as pagina sim,  pagina não, em que o nome de Carmo Ferreira aparecia no meio de"um  turbilhão" de aventuras, e intercalado no  meio de tanta gente,  que a certa  altura  comecei a ficar um pouco "confuso", sobre a minha  suposta  ligação  familiar com tal Entidade.  Senti   muita semelhança, porém,  tanto em comportamento e actuações descritas na referida obra literária ,  que  eu, em  iguais circunstâncias, actuaria e comportar-me-ia  de igual forma , como as exercidas  por Carmo Ferreira. As suas  acções (e reacções) sempre foram dignas e exemplares.

Sem dúvida que o Carmo Ferreira foi, no seu tempo,  um autentico Herói, em África, em Angola, que é a terra onde nasci , no século passado. O convívio  que cheguei a ter com o  meu avô, JOAQUIM  DO CARMO FERREIRA, na minha adolescência, foi  em Luanda. Já não me foi possível, assistir ao seu funeral , em Nova Lisboa (Angola) onde foi sepultado com  honras militares, e a coberto da Bandeira de Portugal.

..." E aqueles que por obras valerosas,
    Se vão da Lei da Morte libertando..."

(Luís de Camões)  
 

Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário