quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Lembrando velhos tempos.


Há  momentos curiosos na vida, que, por muito que  pensemos, chegamos a perguntar  a nós próprios. qual  o motivo  porque veio a minha  lembrança, agora,  este  pensamento  ?

Vou tentar,  pormenorizar, o que  pretendo historiar, mas com bases reais:-

Ao sair do Cemitério,  após ter visitado a Sepultura onde  repousam  os restos  mortais da minha saudosa  Mulher, que ao fim de sessenta anos de casados, Deus chamara-a  a sua Divina Presença,
ao arrancar com o meu velho automóvel, cruzei-me com um camion que transportava  uma curiosa carga, que me chamou a atenção, pela sua aparência:  - uma  muito antiga viatura automóvel, daquelas que, para arrancarem, teria que se dar, primeiro,  a manivela,  que estava  suspensa  sob  o  motor, na parte dianteira.

Por qualquer razão, inexplicável,  veio a minha mente, um curioso facto, que me lembrou certa ocasião, ha´muitos anos, em que o meu Avô, Joaquim do Carmo Ferreira,  conversando com Alguem, estava dando conta de uma situação, que ouvi contada por Ele, e que passo a relatar.  Desde já esclareço, que, infelizmente,  serei presentemente, talvez,   a única pessoa ainda viva que possa  relatar  o que ouvi , directamente, da boca do meu Avô.

O que depreendi, foi o seguinte:-

Estava contando, que certa ocasião, ao deslocar-se com a Familia, (Esposa e Filhas), no seu carro, pelo sertão africano, em Angola, pois as suas responsabilidades administrativas  estendiam-se por quase todo o território, certa vez,  o carro que conduzia ,  "empanou",  em local deserto, e muito distanciado de  qualquer cidade ou vila.

Criou-se o pânico entre os "passageiros", pois, quanto a socorros,  "nicles"...

Para acalmar  os ânimos, dizia, então, Ele, para as Filhas:-  " Vem lá longe uma camioneta que nos vai   "salvar "... Era mentira, não vinha nada... E, parece, que as  coisas se tinham complicado...

Depreendi, posteriormente,  que houve salvação ( não sei como...) e que tudo acabou em bem !

Fiquei, com a impressão, mais tarde, pelo que ouvira, que o problema tinha surgido porque a manivela  que fazia mover o motor do carro, se tinha perdido.

E daí, talvez,  por me ter cruzado com um carro  antigo, com a sua manivela, pendurada no  "focinho"    do automóvel,   me tenha despertado este episódio, que, como disse,  suponho não haver agora  pessoas ainda vivas que possam confirmar semelhante episódio , ocorrido  nos caminhos da Angola do antigamente...

O interior selvagem de Angola

Certamente, mais ninguém, neste Mundo,  poderá confirmar  ter ouvido ou presenciar a conversa entre o meu Avô e as outras Pessoas, pois  todos aqueles que a  escutaram , já morreram , de certeza.......Paz as suas Almas ...

Tá?!
.








Sem comentários:

Enviar um comentário