sábado, 26 de outubro de 2013

Emocionantes imagens ...

Espantosa coincidência... ..

 Com a devida vénia e, respeito, reproduzo o que no verso do livro, de autoria do escritor angolano, José Eduardo Agualusa, " A CONjURA", tem impresso:

..."Entre 1880 e 1911, na velha cidade de São Paulo da Assunção de Luanda, histórias se passaram que a História não guardou. Histórias de amores e de prodígios: rumores que persistem em antigas ccanções.  Nessa época. de tuberculentos sucessos e mudanças quando nas ruas de Luanda se cruzavam as tipóias dos nobres senhores africanos com as quibucas de escravos e os degredados vindos do Reino se entranhavam pelos matos em busca de fortuna, nessa  época todos os sonhos eram ainda possíveis. A Conjura conta um desses sonhos. Talvez o maior..."

Da união matrimonial dos meus antepassados Bisavós, nasceram os meus saudosos Avós -  Helena e Joaquim do Carmo Ferreira,-  que por sua vez geraram seis filhos, tendo  a filha mais velha  ( Minha saudosa  Mãe, Maria Helena) casado religiosamente  em  Cabinda, Santo António do Zaire, (Angola), com o meu Pai, Domingos José), de cujo religioso enlace vieram  depois dois lindos "pequerruchos", sendo eu, então,  um deles...( o Armando e o outro  José Duarte) , ambos ainda vivinhos da costa,  quase  "centenários" ....

Como o mesmo sangue me corre nas veias,  e atendendo que os meus antepassados acima mencionados dedicaram maior parte da sua existência a Terras de África ( e não só), face ao preâmbulo descrito no livro acima  apontado,  procuro, nos meus frágeis  blogs,  prestar alguma evidencia  as sementes  de  heroísmo e abnegação  que, no passado,  os meus Avós deixam  lavradas nos nossos terrenos, para cultivo futuro......

A coincidência provem do seguinte:- Em determinado o relato  de uma das "estórias",   passadas em  África, a certo ponto, ao desfolhar  de pagina, observei  que numa certa altura, o autor, faz real evidência , a um  determinado  relato,   referindo-se  a  anteriores  incidentes havidos  entre de grupos  comerciantes, notando-se, de seguida,  uma passagem  em que se festejou , na zona da Catala, o estabelecimento surpreendente , de uma Colónia de ilhéus da ilha da Madeira.

E... foi, precisamente, num dos meus passeios, pelas terras onde nasci,  (Angola-Luanda) que, há anos atrás, tive o ensejo de fotografar o monumento que se erigiu, na época,  em homenagem  à colónia  que os  Madeirenses, instalaram , no local,  em 1884,

Tá?!...




Sem comentários:

Enviar um comentário