segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Informações jornalisticas...

Capa do Jornal "Correio da Manhã" de 21 de Outubro de 2013

Em matéria biológica, como  é costume dizer-se, sou um autentico "nabo"...  e, por  essa razão, recorri ao Dicionário  Enciclopédico Koogan-Larousse das Selecções do Reader's Digest a fim de me esclarecer, em matéria cientifica (que,como disse,  sou um  autêntico "analfabeto"), como é possível haver mudanças  de sexo, em indivíduos que logo à  nascença são reconhecidos como sendo da estirpe feminina ou masculina, ou seja, Homem ou Mulher...

Encontrei as seguintes definições que, em certa medida,  pouco ou nada  me adiantaram,dado o saber cientifico contido na resposta, nos  termos seguintes:

"HOMOGAMÉTICO, diz-se do sexo cujos gâmetas contém o mesmo cromossoma sexual.  Na espécie humana a mulher é o sexo homogamético, porque todos os óvulos contém um cromossoma. Cf. HETERCGAMÉTICO.

heterogamético  Diz-se do sexo cujos gâmetas diferem nos cromossomas sexuais. Na espécie humana o homem é heterogamético porque os espermatozóides contêm um cromossoma X  ou um cromossoma Y. Cf. HOMOGAMÉTICO ".

Perante esta explicação, de cariz cientifico, fiquei na mesma !!!..  Homem, é o que usa calças, enquanto  a  Mulher usa saias. Pelo menos, dantes, era assim ...

E, agora, pergunto eu:  O Papá depois da mudança de sexo, passa a ser "Mamã", e a Mamã pela mesma razão passa  depois a ser o "Papá"???...

O que  muito me surpreende, e desgosta, é, ao acordar, e a  caminho do WC, sou de imediato  confrontado  com um digno jornal, lido por milhares de pessoas, talvez nas mesmas circunstâncias na satisfação de obrigações matinais, que em primeira página dá destaque a fenómenos humanos de relevância , de certa maneira reservada, e um zero à esquerda ao principal problema no País, que é o que nos assusta, a Todos... Cortes nos  Salários e eliminação de Pensões ...

... a caminho dos meus 90 anos, reformado,  é a  minha nobre  maneira de pensar, nos tempos actuais.  Estarei errado ???.... 

Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário